FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: CAMINHOS PARA O APRENDIZADO CONCRETO
DOI:
https://doi.org/10.36661/2596-318X.2025v7n1.15101Palabras clave:
Filosofia, Didática, Educação Científica, Ensino de matemáticaResumen
A matemática e seus resultados governam a forma como interpretamos o mundo sob o prisma científico, representando importante linguagem para a descrição de fenômenos e a própria vida cotidiana. Dominar seus resultados, princípios e operações básicas constitui indispensável meio para a vida coletiva, uma vez que todas as relações estabelecidas no seio social envolvem, direta ou indiretamente, conhecimentos matemáticos específicos. Nesse sentido, considerando o aprendizado da matemática essencial para a formação dos egressos da escola básica, este artigo, configurado em um estudo bibliográfico de natureza narrativa-qualitativa, tenciona analisar a importância da filosofia matemática como elo de consolidação de práticas de ensino, capazes de aproximar o estudante dos conteúdos, significando-os no contexto do Ensino Médio. Para isso, foram pesquisados e reunidos trabalhos publicados entre 2014 e 2024, presentes no portal de acesso livre Periódicos CAPES, através de descritores de busca, critérios de inclusão, exclusão e categorias de análise. Ao final desta pesquisa, observou-se que a filosofia da matemática, quando introjetada na prática de ensino de forma estratégica, tende a reforçar o pensamento lógico dos estudantes, garantindo sentido real para os conteúdos, estimulando o debate histórico, levando o estudante a compreender as origens, evolução e importância da matemática.
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Derechos de autor 2025 Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática

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