ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA O ESTUDO DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE BASEADAS NAS DUAS RÉGUAS PARA CÁLCULO
DOI:
https://doi.org/10.36661/2596-318X.2025v7n1.14909Palabras clave:
Proporcionalidade., Proporção Direta., Duas Réguas para Cálculo., História da Matemática.Resumen
O conceito de proporcionalidade está presente na vida do estudante desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, dessa forma faz-se necessário o professor considerar diferentes tipos de recursos que venham auxiliar esse estudante na compreensão desse conceito. Diante disso, as Duas Réguas para Cálculo, instrumento idealizado por William Oughtred (1574-1660) no século XVII, se caracteriza como um desses recursos, advindos da História da Matemática, que pode contribuir para a construção do conhecimento matemático de proporcionalidade. Assim, por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e documental, pretende-se apresentar uma proposta de atividade envolvendo o conceito de proporcionalidade para os Anos Finais do Ensino Fundamental, por meio do manuseio de um instrumento matemático histórico. Com isso, ao apresentar o conceito de proporção direta e o manuseio das réguas, o estudante pode mobilizar outros conceitos matemáticos que estão atrelados ao de proporcionalidade, como as ordens das unidades e dezenas do sistema de numeração decimal, assim como a noção de razão e a igualdade entre duas razões, formando uma proporção, conduzindo o aluno a relacionar o que é visto no instrumento ao que é trabalhado pelo professor na sala de aula, contribuindo assim para a construção do conhecimento de proporcionalidade.
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