ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA O ESTUDO DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE BASEADAS NAS DUAS RÉGUAS PARA CÁLCULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2025v7n1.14909

Palavras-chave:

Proporcionalidade., Proporção Direta., Duas Réguas para Cálculo., História da Matemática.

Resumo

O conceito de proporcionalidade está presente na vida do estudante desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, dessa forma faz-se necessário o professor considerar diferentes tipos de recursos que venham auxiliar esse estudante na compreensão desse conceito. Diante disso, as Duas Réguas para Cálculo, instrumento idealizado por William Oughtred (1574-1660) no século XVII, se caracteriza como um desses recursos, advindos da História da Matemática, que pode contribuir para a construção do conhecimento matemático de proporcionalidade. Assim, por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e documental, pretende-se apresentar uma proposta de atividade envolvendo o conceito de proporcionalidade para os Anos Finais do Ensino Fundamental, por meio do manuseio de um instrumento matemático histórico. Com isso, ao apresentar o conceito de proporção direta e o manuseio das réguas, o estudante pode mobilizar outros conceitos matemáticos que estão atrelados ao de proporcionalidade, como as ordens das unidades e dezenas do sistema de numeração decimal, assim como a noção de razão e a igualdade entre duas razões, formando uma proporção, conduzindo o aluno a relacionar o que é visto no instrumento ao que é trabalhado pelo professor na sala de aula, contribuindo assim para a construção do conhecimento de proporcionalidade.

Biografia do Autor

  • Amanda Cardoso Benicio de Lima, Universidade Estadual do Ceará

    Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes Históricas, Instrumentos Matemáticos do Século XVII, Interface entre História e Ensino da Matemática e Formação do Professor de Matemática.

  • Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

    Possui graduação em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) doutorado  em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação. Atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação com ênfase em História de Matemática, principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface e ensino de matemática.

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Publicado

31-05-2025

Como Citar

LIMA, Amanda Cardoso Benicio de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA O ESTUDO DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE BASEADAS NAS DUAS RÉGUAS PARA CÁLCULO. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 7, n. 1, p. 12–26, 2025. DOI: 10.36661/2596-318X.2025v7n1.14909. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/14909. Acesso em: 22 jun. 2025.