A COMPREENSÃO DE TEXTO SEGUNDO RAYMOND DUVAL

UM OLHAR MAIS EXCLUSIVO DIRECIONADO À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Autores/as

  • Méricles Thadeu Moretti

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2022v4n2.13229

Palabras clave:

Compreensão de texto, Organização redacional, Conteúdo cognitivo, Segmentação e recontextualização

Resumen

Um registro semiótico, na perspectiva de Raymond Duval, comporta regras que permite a combinação de unidades discretas de modo a fazer sentido e, com isso, ser compartilhado por  um grupo de pessoas. É o caso do registro em língua natural, o mais importante sistema semiótico pois ele tem a principal função de comunicação, não só de conteúdos sociais ou mesmo dos conteúdos de disciplinas, mas da relação didática que precisa ser estabelecida em sala de aula. A questão da compreensão de texto passa necessariamente pela análise das variáveis que cercam a organização redacional e o conteúdo cognitivo que seja pretendido comunicar. Este trabalho visou trazer elementos semiocognitivos que pudessem iluminar a questão da compreensão de texto na aprendizagem matemática.

Publicado

26-01-2023

Cómo citar

MORETTI, Méricles Thadeu. A COMPREENSÃO DE TEXTO SEGUNDO RAYMOND DUVAL: UM OLHAR MAIS EXCLUSIVO DIRECIONADO À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 4, n. 2, p. 92–112, 2023. DOI: 10.36661/2596-318X.2022v4n2.13229. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/13229. Acesso em: 9 mar. 2025.