A COMPREENSÃO DE TEXTO SEGUNDO RAYMOND DUVAL

UM OLHAR MAIS EXCLUSIVO DIRECIONADO À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

  • Méricles Thadeu Moretti
Palavras-chave: Compreensão de texto, Organização redacional, Conteúdo cognitivo, Segmentação e recontextualização

Resumo

Um registro semiótico, na perspectiva de Raymond Duval, comporta regras que permite a combinação de unidades discretas de modo a fazer sentido e, com isso, ser compartilhado por  um grupo de pessoas. É o caso do registro em língua natural, o mais importante sistema semiótico pois ele tem a principal função de comunicação, não só de conteúdos sociais ou mesmo dos conteúdos de disciplinas, mas da relação didática que precisa ser estabelecida em sala de aula. A questão da compreensão de texto passa necessariamente pela análise das variáveis que cercam a organização redacional e o conteúdo cognitivo que seja pretendido comunicar. Este trabalho visou trazer elementos semiocognitivos que pudessem iluminar a questão da compreensão de texto na aprendizagem matemática.

Publicado
26-01-2023
Como Citar
MORETTI, M. A COMPREENSÃO DE TEXTO SEGUNDO RAYMOND DUVAL. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 4, n. 2, p. 92 - 112, 26 jan. 2023.