A COMPREENSÃO DE TEXTO SEGUNDO RAYMOND DUVAL
UM OLHAR MAIS EXCLUSIVO DIRECIONADO À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Resumo
Um registro semiótico, na perspectiva de Raymond Duval, comporta regras que permite a combinação de unidades discretas de modo a fazer sentido e, com isso, ser compartilhado por um grupo de pessoas. É o caso do registro em língua natural, o mais importante sistema semiótico pois ele tem a principal função de comunicação, não só de conteúdos sociais ou mesmo dos conteúdos de disciplinas, mas da relação didática que precisa ser estabelecida em sala de aula. A questão da compreensão de texto passa necessariamente pela análise das variáveis que cercam a organização redacional e o conteúdo cognitivo que seja pretendido comunicar. Este trabalho visou trazer elementos semiocognitivos que pudessem iluminar a questão da compreensão de texto na aprendizagem matemática.
Copyright (c) 2023 Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.