SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: ESTUDO PROPOSITIVO ATRAVÉS DO SCRATCH

  • Janice Teresinha Reichert Universidade Federal da Fronteira Sul https://orcid.org/0000-0002-9282-9291
  • Ivan Carlos Horbach Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina
Palavras-chave: Matemática, Aprendizagem, Programação em blocos, Pensamento computacional

Resumo

O termo Pensamento Computacional foi introduzido por Jeannete Wing em 2006 como uma habilidade que envolve a resolução de problemas, compreensão do comportamento humano e abstração de ideias. Uma das possibilidades de introdução do Pensamento Computacional na Educação Básica é através da utilização de linguagens de programação, como por exemplo o Scratch. Neste sentido, com fundamentação teórica na Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas ideias do Construcionismo de Papert, este trabalho apresenta os resultados da elaboração e aplicação de uma sequência didática, que utilizou como ferramenta o Scratch para a aprendizagem do conteúdo de semelhança de triângulos. O estudo de caso, com duração de 20 horas-aula, ocorreu com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Para a coleta de dados, utilizou-se questionários, antes e após a intervenção e o desenvolvimento de um projeto final pelos participantes. A análise dos resultados, realizada de forma qualitativa, destacou uma aprendizagem significativa do conteúdo de semelhança de triângulos.

Biografia do Autor

Janice Teresinha Reichert, Universidade Federal da Fronteira Sul

Projessora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e  Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutora em Engenharia Mecânica e pós doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. 

Publicado
04-08-2021
Como Citar
REICHERT, J.; HORBACH, I. SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: ESTUDO PROPOSITIVO ATRAVÉS DO SCRATCH. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. 38-55, 4 ago. 2021.
Seção
Artigos