SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: ESTUDO PROPOSITIVO ATRAVÉS DO SCRATCH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2021v3n1.12409

Palavras-chave:

Matemática, Aprendizagem, Programação em blocos, Pensamento computacional

Resumo

O termo Pensamento Computacional foi introduzido por Jeannete Wing em 2006 como uma habilidade que envolve a resolução de problemas, compreensão do comportamento humano e abstração de ideias. Uma das possibilidades de introdução do Pensamento Computacional na Educação Básica é através da utilização de linguagens de programação, como por exemplo o Scratch. Neste sentido, com fundamentação teórica na Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas ideias do Construcionismo de Papert, este trabalho apresenta os resultados da elaboração e aplicação de uma sequência didática, que utilizou como ferramenta o Scratch para a aprendizagem do conteúdo de semelhança de triângulos. O estudo de caso, com duração de 20 horas-aula, ocorreu com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Para a coleta de dados, utilizou-se questionários, antes e após a intervenção e o desenvolvimento de um projeto final pelos participantes. A análise dos resultados, realizada de forma qualitativa, destacou uma aprendizagem significativa do conteúdo de semelhança de triângulos.

Biografia do Autor

  • Janice Teresinha Reichert, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Projessora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e  Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutora em Engenharia Mecânica e pós doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. 

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Publicado

04-08-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

REICHERT, Janice Teresinha; HORBACH, Ivan Carlos. SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: ESTUDO PROPOSITIVO ATRAVÉS DO SCRATCH. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 3, n. 1, p. 38–55, 2021. DOI: 10.36661/2596-318X.2021v3n1.12409. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/12409. Acesso em: 6 abr. 2025.