Atividades experimentais no enfrentamento à educação bancária: olhares a partir de uma proposta construtivista
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.15200Palavras-chave:
Construtivismo, Ensino de Ciências, ExperimentaçãoResumo
O presente artigo parte do desafio frente às nuances da educação bancária na área de ciências, as quais limitam a capacidade de construção de saberes dos educandos e vão de encontro à constituição de competências e habilidades necessárias no contexto atual e exigidas pela nova BNCC. Diante disso, traz o desafio de apontar alternativas que possibilitem colocar o educando como sujeito de sua própria aprendizagem, mediante o estímulo de sua curiosidade e a interação com os meios. Como hipótese, vai abordar as atividades experimentais e suas potencialidades, com o objetivo de mostrar que esta ferramenta pedagógica pode ser justamente um dos contrapontos buscados ante a educação bancária. Para trilhar este caminho, inicia utilizando uma análise bibliográfica e, após, prima por análise de relato de caso, respeitando os limites do artigo, mas, buscando reforçar pela reflexão sobre a prática como as atividades construtivistas estimulam a interação e a compreensão significativa, além de promover a construção do conhecimento de forma motivadora, colaborativa e eficiente.
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