Gêneros discursivos no ensino da Física: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.15059

Palavras-chave:

Física, Discurso, Comunicação e ensino

Resumo

Os processos linguísticos estão presentes na totalidade das relações humanas, impactando de forma decisiva os diferentes segmentos da sociedade. Dentre esses segmentos, o campo educacional introjeta os processos linguísticos explorando os vários gêneros discursivos conhecidos para a comunicação efetiva e transmissão do saber. Nessa conjuntura, o aprendizado substantivo da Física depende da escolha e uso didático desses gêneros, permitindo maior objetividade comunicacional e interpretação adequada dos conceitos e fenômenos naturais, melhorando a compreensão dos conteúdos. Sendo assim, neste artigo, configurado numa revisão sistemática da literatura (RSL), buscou-se analisar a contribuição dos gêneros discursivos para o ensino da Física, destacando a predominância e inserção destes nas práticas de linguagens na aula da Física para o desenvolvimento dos conteúdos. Para tal, foram consultados os portais Scielo e Oasisbr, através da utilização de descritores de busca, critérios de inclusão e exclusão, sendo considerados trabalhos publicados entre 2013 e 2023. A partir deste estudo, verificou-se que o ensino da Física na última década vem recorrendo à variedade dos gêneros discursivos para a diversificação didática e melhor desenvolvimento dos conteúdos, permitindo maior aproximação da disciplina junto aos estudantes, melhor desempenho didático do professor e aprendizado dos conceitos desenvolvidos pela disciplina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kleber Saldanha de Siqueira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

    Doutorando em Ensino pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em ensino de Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Física pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui formação técnica na área de Mecânica Industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Tem experiência em ensino de Física, Matemática e Tecnologia Mecânica. É especialista em educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e especialista em Gestão Estratégica da Inovação e Políticas de Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é professor de Física Nível - III, Mestre Classe C, pertencente ao quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEE-AL) tendo exercido também a função de Gestor Educacional de Unidade de Ensino.

  • Adriana Cavalcanti dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

    Pós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto - Portugal; Doutora em Educação na linha Educação e Linguagem (UFAL); Mestra em Educação na linha Educação e Linguagem (UFAL); Especialista em Avaliação Educacional de Língua Portuguesa (UFPE), Especialista em Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa (UPE); Licenciada em Pedagogia (UPE) e Licenciada em Letras pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA). Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos cursos de graduação e de pós-graduação. Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). Avaliadora ad hoc de Cursos Superiores (BASIs/INEP/MEC). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento; Leitura, escrita e multiletramentos; Formação de Professores Alfabetizadores. Ganhadora do Prêmio Qualidade na Educação Infantil, MEC-Fundação ORSA, 2000. Professora da Educação Infantil pela Secretaria de Educação de Arcoverde-PE (1999 2008). Coordenadora Geral do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil - LEEI/Alagoas (2024-2025).

Referências

ALMEIDA, Maria José P. M. Ensino de física: para repensar algumas concepções, Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n.1, p. 20-26, 1992. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/download/7502/6883/22589. Acesso em: 13 jan. 2024.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal, 6a Ed. São Paulo, Editora WMF Martins Fonseca, 2011.

BARROS, Diana Luz Pessoa. Teoria do discurso: fundamentos semióticos, 3a Ed. São Paulo, Editora Humanitas FFLCH/USP, 2002.

BEZERRA, D. P.; GOMES, E. C. S.; MELO, E. S. N.; SOUZA, T. C. A evolução do ensino da física – perspectiva docente, Revista SCIENTIA PLENA, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 1-8, 2009. Disponível em: https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/download/672/342. Acesso em: 13 jan. 2024.

BIRZNEK, Fernando Carvalho. As interações discursivas em aulas de física no ensino superior: da consciência ingênua à consciência epistemológica. Dissertação (Mestrado em Educação), Centro de Educação, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, p. 158. 2018. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/56010. Acesso em: 12 nov. 2023.

BÜHLER, Karl. Teoria da linguagem, 1a Ed. Campinas, Editora Kirion, 2020.

CAMPOS-GONELLA, Cristiane Oliveira. Contribuições da teoria de gêneros discursivos na formação de professores de pedagogia, Revista CB TecLE, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 31-50, 2020. Disponível em: https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/282. Acesso em: 13 jan. 2024.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; SASSERON, Lúcia Helena. Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores, Revista de Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 43-55, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/KMMfk3s86fdK6pTrKmcnFBD/. Acesso em: 12 nov. 2023.

COSTA, Fernanda Meneses Rodrigues; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. ensino-aprendizagem (não)situado de matemática e física no ensino-fundamental: reflexões sobre as concepções de dois professores à luz da linguística sistêmico-funcional, Revista DELTA, São Paulo, v. 33, n. 4, p. 1059-1088, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4450241506002648784. Acesso em 12 nov. 2023.

CATARINO, Giselle Faur de Castro; BARBOSA-LIMA, Maria Conceição de Almeida; QUEIROZ, Glória Regina Pessôa Campello. A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsável, Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 21, n. 4, p. 835-849, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150040004. Acesso em: 12 nov. 2023.

ESMERIO, Suzane Coutinho; SILVA, Alexandre Leite dos Santos. Dificuldades na aprendizagem de física na formação inicial de educadores do campo, Cascavel, Revista Educere et Educare, v. 17, n. 44, p. 123-141, 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/download/29613/21274/117674. Acesso em: 13 jan. 2024.

FRANÇA, Samira Casotte Grandi; GOMES, Luciano Carvalhais; FRANÇA JÚNIOR, Marcelo Christiano. Uma proposta para o Ensino de Física por meio de problematizações, Revista Insignare Scientia, Chapecó, v. 4, n. 3, p. 542-562, 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/download/12141/7832/. Acesso em: 13 jan. 2024.

LOPES, Tânia Márcia; TAKAYANAGUI, Angela M. Magosso; SEGURA-MUNÕZ, Susana Inês. O uso da revisão sistemática da literatura (RSL) como instrumento metodológico aplicado na área de resíduos de serviços de saúde. In: ICTR 2004 – Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável, 2004, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis, 2004. Disponível em: https://www.ipen.br/biblioteca/cd/ictr/2004/ARQUIVOS%20PDF/04/04-031.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.

MACHADO, B. S. C.; GOMES, M. C. A. Gêneros discursivos e ensino: uma proposta de aplicação em sala de aula, Revista Fólio, Vitória da Conquista, v. 6, n. 1, p. 129-143, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3284/2741. Acesso em: 13 jan. 2024.

MATA, Liene Keite de Lira. Reflexões sobre o conceito de enunciado no contexto da aprendizagem da língua oral e escrita na escola, Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 9, n. 15, p. 118-126, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7200/4340. Acesso em: 13 jan. 2024.

MOREIRA, Marco Antônio Desafios no ensino da Física, Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/xpwKp5WfMJsfCRNFCxFhqLy/#. Acesso em: 13 jan. 2024.

NASCIMENTO, Matheus Monteiro; OSTERMANN, Fernanda; CAVALCANTI, Cláudio. Análises multidimensionais e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física, Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 181-196, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320170010011. Acesso em: 12 nov. 2023.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação, Revista Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p.57-73, 2020. Disponível em: https://sites.usp.br/dms/wp-content/uploads/sites/575/2019/12/Revis%C3%A3o-Sistem%C3%A1tica-de-Literatura.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.

GAZZOLA, Cláudia Maria. Gêneros discursivos na escola e tópicos de gramática funcional do português, Revista Educação Gestão e Sociedade, n. 25, v. 4, p. 1-21, 2017. Disponível em: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170509163812.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.

RIBEIRO, Luiz Antônio; SOUZA, Cláudia Mara de. Considerações sobre pesquisa e gêneros discursivos para a educação básica. Revista Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 21, n. 3, p. 363-382, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/f676qZKyRyPGdSYqF7D8Pyw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 nov. 2023.

SAMUEL, Lucius Rafael Sichonany; HARRES, João Batista Siqueira. Considerações preliminares sobre criatividade e educação em ciências e matemática, Revista Dynamis, Blumenau, v. 26, n. 1, p. 78-101, 2020. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8229. Acesso em: 13 jan. 2024.

SANTOS, Eliane Pereira dos. Gêneros discursivos: uma abordagem dialógica da linguagem, Revista FSA, Teresina, n. 9, v. 1, p. 242-258, 2012. Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/12/15. Acesso em: 12 nov. 2023.

SETLIK, Joselaine; HIGA, Ivanilda. Leitura e produção escrita no ensino de física como meio de produção de conhecimentos, Revista Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 9, n. 3, p. 83-95, 2014. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID258/v9_n1_a2014.pdf. Acesso em: 13 jan. 2024.

SETLIK, Joselaine.; HIGA, Ivanilda. Gêneros discursivos na disciplina Física: ler e escrever através de uma perspectiva de interações sociais. Revista Cocar, v. 14, n. 30, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3322. Acesso em: 13 jan. 2024.

SILVA, Marciele Borges da; MORAIS, Devacir Vaz de; LEÃO, Marcelo Franco. Concepções dos estudantes de Ensino Médio de uma escola pública mato-grossense sobre o entendimento dos conceitos da Física após utilizar a plataforma PhET Interactive Simulations, Revista Research, Society and Development, São Paulo, v. 11, n. 5, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/28802/24884/330148. Acesso em: 13 jan. 2024.

SILVA, Patrick Oliveira; KRAJEWSKI, Larissa Lima; LOPES, Hewdy de Sousa; NASCIMENTO, Douglas Oliveira do. Os desafios no ensino e aprendizagem da física no ensino médio, Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, v. 9, n. 2, p. 829-834, 2018. Disponível em: https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/download/593/665/4024. Acesso em: 13 jan. 2023.

SIQUEIRA, Kleber Saldanha; Linguagem e tecnologias digitais no ensino da física como elementos facilitadores da aprendizagem. Revista Processando o Saber, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 01, 75-97. 2023. Disponível em: https://www.fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/297. Acesso em: 23 nov. 2024.

SORPRESO, Thirza Pavan; ALMEIDA, Maria José P. M. de; SILVA, Lendro Londero da. Contribuições da análise de discurso para a compreensão de textos produzidos por licenciandos em Física. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis, 2009. Disponível em: http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/462.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.

SOUZA, Josiane de; REZENDE, Flávia; OSTERMANN, Fernanda. Apropriação discursiva de modelos de formação docente em trabalhos de conclusão de um mestrado profissional em ensino de Física, Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.18, n. 2, p. 171-199, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172016180208. Acesso em: 12 nov. 2023.

STEINER, João E. Origem do universo e do homem, Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 20, n. 58, p. 232-248, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/L4Cn5NyczfTBhdxTDsr4Kng/. Acesso em: 13 jan. 2024.

TUNES, Elizabeth; TACCA, Maria Carmen V. R.; BARTHOLO JÚNIOR, Roberto dos Santos. O professor e o ato de ensinar, Revista Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 689-698, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/5VcSDPXY78pqQYKTVYTD7Fv/?format=pdf. Acesso em: 13 jan. 2024.

VILELA-RIBEIRO, Eveline Borges; BENITE, Anna Maria Canavarro. Concepções sobre natureza da ciência e ensino de ciências: um estudo das interações discursivas em um Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 1-23, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/download/4006/2570/13206. Acesso em: 13 jan. 2024.

Downloads

Publicado

02-12-2025

Como Citar

DE SIQUEIRA, Kleber Saldanha; CAVALCANTI DOS SANTOS, Adriana. Gêneros discursivos no ensino da Física: uma revisão sistemática da literatura. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e15059, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.15059. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/15059. Acesso em: 7 dez. 2025.