Gêneros discursivos no ensino da Física: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.15059Palavras-chave:
Física, Discurso, Comunicação e ensinoResumo
Os processos linguísticos estão presentes na totalidade das relações humanas, impactando de forma decisiva os diferentes segmentos da sociedade. Dentre esses segmentos, o campo educacional introjeta os processos linguísticos explorando os vários gêneros discursivos conhecidos para a comunicação efetiva e transmissão do saber. Nessa conjuntura, o aprendizado substantivo da Física depende da escolha e uso didático desses gêneros, permitindo maior objetividade comunicacional e interpretação adequada dos conceitos e fenômenos naturais, melhorando a compreensão dos conteúdos. Sendo assim, neste artigo, configurado numa revisão sistemática da literatura (RSL), buscou-se analisar a contribuição dos gêneros discursivos para o ensino da Física, destacando a predominância e inserção destes nas práticas de linguagens na aula da Física para o desenvolvimento dos conteúdos. Para tal, foram consultados os portais Scielo e Oasisbr, através da utilização de descritores de busca, critérios de inclusão e exclusão, sendo considerados trabalhos publicados entre 2013 e 2023. A partir deste estudo, verificou-se que o ensino da Física na última década vem recorrendo à variedade dos gêneros discursivos para a diversificação didática e melhor desenvolvimento dos conteúdos, permitindo maior aproximação da disciplina junto aos estudantes, melhor desempenho didático do professor e aprendizado dos conceitos desenvolvidos pela disciplina.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria José P. M. Ensino de física: para repensar algumas concepções, Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n.1, p. 20-26, 1992. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/download/7502/6883/22589. Acesso em: 13 jan. 2024.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal, 6a Ed. São Paulo, Editora WMF Martins Fonseca, 2011.
BARROS, Diana Luz Pessoa. Teoria do discurso: fundamentos semióticos, 3a Ed. São Paulo, Editora Humanitas FFLCH/USP, 2002.
BEZERRA, D. P.; GOMES, E. C. S.; MELO, E. S. N.; SOUZA, T. C. A evolução do ensino da física – perspectiva docente, Revista SCIENTIA PLENA, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 1-8, 2009. Disponível em: https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/download/672/342. Acesso em: 13 jan. 2024.
BIRZNEK, Fernando Carvalho. As interações discursivas em aulas de física no ensino superior: da consciência ingênua à consciência epistemológica. Dissertação (Mestrado em Educação), Centro de Educação, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, p. 158. 2018. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/56010. Acesso em: 12 nov. 2023.
BÜHLER, Karl. Teoria da linguagem, 1a Ed. Campinas, Editora Kirion, 2020.
CAMPOS-GONELLA, Cristiane Oliveira. Contribuições da teoria de gêneros discursivos na formação de professores de pedagogia, Revista CB TecLE, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 31-50, 2020. Disponível em: https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/282. Acesso em: 13 jan. 2024.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; SASSERON, Lúcia Helena. Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores, Revista de Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 43-55, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/KMMfk3s86fdK6pTrKmcnFBD/. Acesso em: 12 nov. 2023.
COSTA, Fernanda Meneses Rodrigues; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. ensino-aprendizagem (não)situado de matemática e física no ensino-fundamental: reflexões sobre as concepções de dois professores à luz da linguística sistêmico-funcional, Revista DELTA, São Paulo, v. 33, n. 4, p. 1059-1088, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4450241506002648784. Acesso em 12 nov. 2023.
CATARINO, Giselle Faur de Castro; BARBOSA-LIMA, Maria Conceição de Almeida; QUEIROZ, Glória Regina Pessôa Campello. A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsável, Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 21, n. 4, p. 835-849, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150040004. Acesso em: 12 nov. 2023.
ESMERIO, Suzane Coutinho; SILVA, Alexandre Leite dos Santos. Dificuldades na aprendizagem de física na formação inicial de educadores do campo, Cascavel, Revista Educere et Educare, v. 17, n. 44, p. 123-141, 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/download/29613/21274/117674. Acesso em: 13 jan. 2024.
FRANÇA, Samira Casotte Grandi; GOMES, Luciano Carvalhais; FRANÇA JÚNIOR, Marcelo Christiano. Uma proposta para o Ensino de Física por meio de problematizações, Revista Insignare Scientia, Chapecó, v. 4, n. 3, p. 542-562, 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/download/12141/7832/. Acesso em: 13 jan. 2024.
LOPES, Tânia Márcia; TAKAYANAGUI, Angela M. Magosso; SEGURA-MUNÕZ, Susana Inês. O uso da revisão sistemática da literatura (RSL) como instrumento metodológico aplicado na área de resíduos de serviços de saúde. In: ICTR 2004 – Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável, 2004, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis, 2004. Disponível em: https://www.ipen.br/biblioteca/cd/ictr/2004/ARQUIVOS%20PDF/04/04-031.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.
MACHADO, B. S. C.; GOMES, M. C. A. Gêneros discursivos e ensino: uma proposta de aplicação em sala de aula, Revista Fólio, Vitória da Conquista, v. 6, n. 1, p. 129-143, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3284/2741. Acesso em: 13 jan. 2024.
MATA, Liene Keite de Lira. Reflexões sobre o conceito de enunciado no contexto da aprendizagem da língua oral e escrita na escola, Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 9, n. 15, p. 118-126, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7200/4340. Acesso em: 13 jan. 2024.
MOREIRA, Marco Antônio Desafios no ensino da Física, Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/xpwKp5WfMJsfCRNFCxFhqLy/#. Acesso em: 13 jan. 2024.
NASCIMENTO, Matheus Monteiro; OSTERMANN, Fernanda; CAVALCANTI, Cláudio. Análises multidimensionais e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física, Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 181-196, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320170010011. Acesso em: 12 nov. 2023.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação, Revista Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p.57-73, 2020. Disponível em: https://sites.usp.br/dms/wp-content/uploads/sites/575/2019/12/Revis%C3%A3o-Sistem%C3%A1tica-de-Literatura.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.
GAZZOLA, Cláudia Maria. Gêneros discursivos na escola e tópicos de gramática funcional do português, Revista Educação Gestão e Sociedade, n. 25, v. 4, p. 1-21, 2017. Disponível em: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170509163812.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.
RIBEIRO, Luiz Antônio; SOUZA, Cláudia Mara de. Considerações sobre pesquisa e gêneros discursivos para a educação básica. Revista Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 21, n. 3, p. 363-382, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/f676qZKyRyPGdSYqF7D8Pyw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 nov. 2023.
SAMUEL, Lucius Rafael Sichonany; HARRES, João Batista Siqueira. Considerações preliminares sobre criatividade e educação em ciências e matemática, Revista Dynamis, Blumenau, v. 26, n. 1, p. 78-101, 2020. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8229. Acesso em: 13 jan. 2024.
SANTOS, Eliane Pereira dos. Gêneros discursivos: uma abordagem dialógica da linguagem, Revista FSA, Teresina, n. 9, v. 1, p. 242-258, 2012. Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/12/15. Acesso em: 12 nov. 2023.
SETLIK, Joselaine; HIGA, Ivanilda. Leitura e produção escrita no ensino de física como meio de produção de conhecimentos, Revista Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 9, n. 3, p. 83-95, 2014. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID258/v9_n1_a2014.pdf. Acesso em: 13 jan. 2024.
SETLIK, Joselaine.; HIGA, Ivanilda. Gêneros discursivos na disciplina Física: ler e escrever através de uma perspectiva de interações sociais. Revista Cocar, v. 14, n. 30, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3322. Acesso em: 13 jan. 2024.
SILVA, Marciele Borges da; MORAIS, Devacir Vaz de; LEÃO, Marcelo Franco. Concepções dos estudantes de Ensino Médio de uma escola pública mato-grossense sobre o entendimento dos conceitos da Física após utilizar a plataforma PhET Interactive Simulations, Revista Research, Society and Development, São Paulo, v. 11, n. 5, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/28802/24884/330148. Acesso em: 13 jan. 2024.
SILVA, Patrick Oliveira; KRAJEWSKI, Larissa Lima; LOPES, Hewdy de Sousa; NASCIMENTO, Douglas Oliveira do. Os desafios no ensino e aprendizagem da física no ensino médio, Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, v. 9, n. 2, p. 829-834, 2018. Disponível em: https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/download/593/665/4024. Acesso em: 13 jan. 2023.
SIQUEIRA, Kleber Saldanha; Linguagem e tecnologias digitais no ensino da física como elementos facilitadores da aprendizagem. Revista Processando o Saber, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 01, 75-97. 2023. Disponível em: https://www.fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/297. Acesso em: 23 nov. 2024.
SORPRESO, Thirza Pavan; ALMEIDA, Maria José P. M. de; SILVA, Lendro Londero da. Contribuições da análise de discurso para a compreensão de textos produzidos por licenciandos em Física. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis, 2009. Disponível em: http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/462.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.
SOUZA, Josiane de; REZENDE, Flávia; OSTERMANN, Fernanda. Apropriação discursiva de modelos de formação docente em trabalhos de conclusão de um mestrado profissional em ensino de Física, Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.18, n. 2, p. 171-199, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172016180208. Acesso em: 12 nov. 2023.
STEINER, João E. Origem do universo e do homem, Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 20, n. 58, p. 232-248, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/L4Cn5NyczfTBhdxTDsr4Kng/. Acesso em: 13 jan. 2024.
TUNES, Elizabeth; TACCA, Maria Carmen V. R.; BARTHOLO JÚNIOR, Roberto dos Santos. O professor e o ato de ensinar, Revista Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 689-698, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/5VcSDPXY78pqQYKTVYTD7Fv/?format=pdf. Acesso em: 13 jan. 2024.
VILELA-RIBEIRO, Eveline Borges; BENITE, Anna Maria Canavarro. Concepções sobre natureza da ciência e ensino de ciências: um estudo das interações discursivas em um Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 1-23, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/download/4006/2570/13206. Acesso em: 13 jan. 2024.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kleber Saldanha de Siqueira, Adriana Cavalcanti dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.














