Discursive genres in Physics teaching: a systematic literature review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.15059

Keywords:

Physics, Speech, Communication and teaching

Abstract

Linguistic processes are present in all human relationships, decisively impacting different segments of society. Among these segments, the educational field introjects linguistic processes by exploring the various discursive genres known for effective communication and transmission of knowledge. At this juncture, the substantive learning of Physics depends on the choice and didactic use of these genres, allowing 

greater communicational objectivity and adequate interpretation of concepts and natural phenomena, improving understanding of the content. Therefore, this article, configured as a systematic literature review (RSL), sought to analyze the contribution of discursive genres to the teaching of Physics, highlighting their predominance and insertion in the development of content. To this end, the Scielo and Oasisbr portals were consulted, using search descriptors, inclusion and exclusion criteria, considering works published between 2013 and 2023. From this study, it was found that the teaching of In the last decade, Physics has been using a variety of discursive genres for didactic diversification and better development of content, allowing students to bring the subject closer together, improve the teacher's teaching performance and learn the concepts developed by the subject.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Kleber Saldanha de Siqueira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

    Doutorando em Ensino pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em ensino de Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Física pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui formação técnica na área de Mecânica Industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Tem experiência em ensino de Física, Matemática e Tecnologia Mecânica. É especialista em educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e especialista em Gestão Estratégica da Inovação e Políticas de Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é professor de Física Nível - III, Mestre Classe C, pertencente ao quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEE-AL) tendo exercido também a função de Gestor Educacional de Unidade de Ensino.

  • Adriana Cavalcanti dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

    Pós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto - Portugal; Doutora em Educação na linha Educação e Linguagem (UFAL); Mestra em Educação na linha Educação e Linguagem (UFAL); Especialista em Avaliação Educacional de Língua Portuguesa (UFPE), Especialista em Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa (UPE); Licenciada em Pedagogia (UPE) e Licenciada em Letras pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA). Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos cursos de graduação e de pós-graduação. Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). Avaliadora ad hoc de Cursos Superiores (BASIs/INEP/MEC). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento; Leitura, escrita e multiletramentos; Formação de Professores Alfabetizadores. Ganhadora do Prêmio Qualidade na Educação Infantil, MEC-Fundação ORSA, 2000. Professora da Educação Infantil pela Secretaria de Educação de Arcoverde-PE (1999 2008). Coordenadora Geral do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil - LEEI/Alagoas (2024-2025).

References

ALMEIDA, Maria José P. M. Ensino de física: para repensar algumas concepções, Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n.1, p. 20-26, 1992. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/download/7502/6883/22589. Acesso em: 13 jan. 2024.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal, 6a Ed. São Paulo, Editora WMF Martins Fonseca, 2011.

BARROS, Diana Luz Pessoa. Teoria do discurso: fundamentos semióticos, 3a Ed. São Paulo, Editora Humanitas FFLCH/USP, 2002.

BEZERRA, D. P.; GOMES, E. C. S.; MELO, E. S. N.; SOUZA, T. C. A evolução do ensino da física – perspectiva docente, Revista SCIENTIA PLENA, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 1-8, 2009. Disponível em: https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/download/672/342. Acesso em: 13 jan. 2024.

BIRZNEK, Fernando Carvalho. As interações discursivas em aulas de física no ensino superior: da consciência ingênua à consciência epistemológica. Dissertação (Mestrado em Educação), Centro de Educação, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, p. 158. 2018. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/56010. Acesso em: 12 nov. 2023.

BÜHLER, Karl. Teoria da linguagem, 1a Ed. Campinas, Editora Kirion, 2020.

CAMPOS-GONELLA, Cristiane Oliveira. Contribuições da teoria de gêneros discursivos na formação de professores de pedagogia, Revista CB TecLE, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 31-50, 2020. Disponível em: https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/282. Acesso em: 13 jan. 2024.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; SASSERON, Lúcia Helena. Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores, Revista de Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 43-55, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/KMMfk3s86fdK6pTrKmcnFBD/. Acesso em: 12 nov. 2023.

COSTA, Fernanda Meneses Rodrigues; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. ensino-aprendizagem (não)situado de matemática e física no ensino-fundamental: reflexões sobre as concepções de dois professores à luz da linguística sistêmico-funcional, Revista DELTA, São Paulo, v. 33, n. 4, p. 1059-1088, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4450241506002648784. Acesso em 12 nov. 2023.

CATARINO, Giselle Faur de Castro; BARBOSA-LIMA, Maria Conceição de Almeida; QUEIROZ, Glória Regina Pessôa Campello. A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsável, Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 21, n. 4, p. 835-849, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150040004. Acesso em: 12 nov. 2023.

ESMERIO, Suzane Coutinho; SILVA, Alexandre Leite dos Santos. Dificuldades na aprendizagem de física na formação inicial de educadores do campo, Cascavel, Revista Educere et Educare, v. 17, n. 44, p. 123-141, 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/download/29613/21274/117674. Acesso em: 13 jan. 2024.

FRANÇA, Samira Casotte Grandi; GOMES, Luciano Carvalhais; FRANÇA JÚNIOR, Marcelo Christiano. Uma proposta para o Ensino de Física por meio de problematizações, Revista Insignare Scientia, Chapecó, v. 4, n. 3, p. 542-562, 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/download/12141/7832/. Acesso em: 13 jan. 2024.

LOPES, Tânia Márcia; TAKAYANAGUI, Angela M. Magosso; SEGURA-MUNÕZ, Susana Inês. O uso da revisão sistemática da literatura (RSL) como instrumento metodológico aplicado na área de resíduos de serviços de saúde. In: ICTR 2004 – Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável, 2004, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis, 2004. Disponível em: https://www.ipen.br/biblioteca/cd/ictr/2004/ARQUIVOS%20PDF/04/04-031.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.

MACHADO, B. S. C.; GOMES, M. C. A. Gêneros discursivos e ensino: uma proposta de aplicação em sala de aula, Revista Fólio, Vitória da Conquista, v. 6, n. 1, p. 129-143, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3284/2741. Acesso em: 13 jan. 2024.

MATA, Liene Keite de Lira. Reflexões sobre o conceito de enunciado no contexto da aprendizagem da língua oral e escrita na escola, Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 9, n. 15, p. 118-126, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7200/4340. Acesso em: 13 jan. 2024.

MOREIRA, Marco Antônio Desafios no ensino da Física, Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/xpwKp5WfMJsfCRNFCxFhqLy/#. Acesso em: 13 jan. 2024.

NASCIMENTO, Matheus Monteiro; OSTERMANN, Fernanda; CAVALCANTI, Cláudio. Análises multidimensionais e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física, Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 181-196, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320170010011. Acesso em: 12 nov. 2023.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação, Revista Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p.57-73, 2020. Disponível em: https://sites.usp.br/dms/wp-content/uploads/sites/575/2019/12/Revis%C3%A3o-Sistem%C3%A1tica-de-Literatura.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.

GAZZOLA, Cláudia Maria. Gêneros discursivos na escola e tópicos de gramática funcional do português, Revista Educação Gestão e Sociedade, n. 25, v. 4, p. 1-21, 2017. Disponível em: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170509163812.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.

RIBEIRO, Luiz Antônio; SOUZA, Cláudia Mara de. Considerações sobre pesquisa e gêneros discursivos para a educação básica. Revista Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 21, n. 3, p. 363-382, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/f676qZKyRyPGdSYqF7D8Pyw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 nov. 2023.

SAMUEL, Lucius Rafael Sichonany; HARRES, João Batista Siqueira. Considerações preliminares sobre criatividade e educação em ciências e matemática, Revista Dynamis, Blumenau, v. 26, n. 1, p. 78-101, 2020. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8229. Acesso em: 13 jan. 2024.

SANTOS, Eliane Pereira dos. Gêneros discursivos: uma abordagem dialógica da linguagem, Revista FSA, Teresina, n. 9, v. 1, p. 242-258, 2012. Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/12/15. Acesso em: 12 nov. 2023.

SETLIK, Joselaine; HIGA, Ivanilda. Leitura e produção escrita no ensino de física como meio de produção de conhecimentos, Revista Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 9, n. 3, p. 83-95, 2014. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID258/v9_n1_a2014.pdf. Acesso em: 13 jan. 2024.

SETLIK, Joselaine.; HIGA, Ivanilda. Gêneros discursivos na disciplina Física: ler e escrever através de uma perspectiva de interações sociais. Revista Cocar, v. 14, n. 30, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3322. Acesso em: 13 jan. 2024.

SILVA, Marciele Borges da; MORAIS, Devacir Vaz de; LEÃO, Marcelo Franco. Concepções dos estudantes de Ensino Médio de uma escola pública mato-grossense sobre o entendimento dos conceitos da Física após utilizar a plataforma PhET Interactive Simulations, Revista Research, Society and Development, São Paulo, v. 11, n. 5, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/28802/24884/330148. Acesso em: 13 jan. 2024.

SILVA, Patrick Oliveira; KRAJEWSKI, Larissa Lima; LOPES, Hewdy de Sousa; NASCIMENTO, Douglas Oliveira do. Os desafios no ensino e aprendizagem da física no ensino médio, Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, v. 9, n. 2, p. 829-834, 2018. Disponível em: https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/download/593/665/4024. Acesso em: 13 jan. 2023.

SIQUEIRA, Kleber Saldanha; Linguagem e tecnologias digitais no ensino da física como elementos facilitadores da aprendizagem. Revista Processando o Saber, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 01, 75-97. 2023. Disponível em: https://www.fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/297. Acesso em: 23 nov. 2024.

SORPRESO, Thirza Pavan; ALMEIDA, Maria José P. M. de; SILVA, Lendro Londero da. Contribuições da análise de discurso para a compreensão de textos produzidos por licenciandos em Física. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis, 2009. Disponível em: http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/462.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.

SOUZA, Josiane de; REZENDE, Flávia; OSTERMANN, Fernanda. Apropriação discursiva de modelos de formação docente em trabalhos de conclusão de um mestrado profissional em ensino de Física, Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.18, n. 2, p. 171-199, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172016180208. Acesso em: 12 nov. 2023.

STEINER, João E. Origem do universo e do homem, Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 20, n. 58, p. 232-248, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/L4Cn5NyczfTBhdxTDsr4Kng/. Acesso em: 13 jan. 2024.

TUNES, Elizabeth; TACCA, Maria Carmen V. R.; BARTHOLO JÚNIOR, Roberto dos Santos. O professor e o ato de ensinar, Revista Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 689-698, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/5VcSDPXY78pqQYKTVYTD7Fv/?format=pdf. Acesso em: 13 jan. 2024.

VILELA-RIBEIRO, Eveline Borges; BENITE, Anna Maria Canavarro. Concepções sobre natureza da ciência e ensino de ciências: um estudo das interações discursivas em um Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 1-23, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/download/4006/2570/13206. Acesso em: 13 jan. 2024.

Published

02-12-2025

How to Cite

DE SIQUEIRA, Kleber Saldanha; CAVALCANTI DOS SANTOS, Adriana. Discursive genres in Physics teaching: a systematic literature review. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e15059, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.15059. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/15059. Acesso em: 8 dec. 2025.