Ferramentas tecnológicas para a avaliação formativa: contribuições do clicker Votoino em aulas de Química no Ensino Médio Integrado

Autores

  • Francisco de Araújo Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Afonso Celso Turcato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14760

Palavras-chave:

Avaliação formativa, Metodologia Ativa, Ensino de Química

Resumo

A avaliação formativa e contínua em sala de aula tem sido um grande desafio no cotidiano docente, em função da grande quantidade de aulas e alunos por turma. Uma das possibilidades da função das tecnologias na prática educativa é a de que as ferramentas tecnológicas possam auxiliar neste processo de avaliação contínua. Nesta perspectiva este trabalho apresenta os resultados da elaboração, adaptação e aplicações de um sistema de votação remota chamado de Votoino. Produzido originalmente em nossa instituição de ensino e, aplicado com nossos alunos, este clicker mostrou-se bastante eficiente na avaliação instantânea durante uma aula de Química, sob o tema da Termoquímica, no Ensino Médio Integrado ao curso técnico em Automação Industrial, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Sertãozinho. A inserção do Votoino como clicker na metodologia ativa Peer Instruction (PI), ou Instrução pelos Colegas (IpC), mostrou-se uma ferramenta tecnológica bastante eficiente, ágil, descomplicada e motivadora na integração dos alunos em sala de aula, na promoção da participação de todos os alunos e na possibilidade de trilhar caminhos mais efetivos pelo docente, durante a aula e no planejamento das novas aulas, aproximando-se de melhores perspectivas no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Afonso Celso Turcato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

    Professor EBTT no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus
    Sertãozinho, desde 2014. É engenheiro eletricista pela EESC - Universidade de São Paulo (2005).
    Atualmente é aluno de doutorado na mesma instituição. Dentre os seus temas de interesse
    destaca-se o desenvolvimento de dispositivos e softwares aplicados às diversas áreas do
    conhecimento, como a educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo –
    campus Sertãozinho.

Downloads

Publicado

16-09-2025

Como Citar

SILVA, Francisco de Araújo; TURCATO, Afonso Celso. Ferramentas tecnológicas para a avaliação formativa: contribuições do clicker Votoino em aulas de Química no Ensino Médio Integrado. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14760, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14760. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14760. Acesso em: 5 dez. 2025.