Ferramentas tecnológicas para a avaliação formativa: contribuições do clicker Votoino em aulas de Química no Ensino Médio Integrado
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14760Palavras-chave:
Avaliação formativa, Metodologia Ativa, Ensino de QuímicaResumo
A avaliação formativa e contínua em sala de aula tem sido um grande desafio no cotidiano docente, em função da grande quantidade de aulas e alunos por turma. Uma das possibilidades da função das tecnologias na prática educativa é a de que as ferramentas tecnológicas possam auxiliar neste processo de avaliação contínua. Nesta perspectiva este trabalho apresenta os resultados da elaboração, adaptação e aplicações de um sistema de votação remota chamado de Votoino. Produzido originalmente em nossa instituição de ensino e, aplicado com nossos alunos, este clicker mostrou-se bastante eficiente na avaliação instantânea durante uma aula de Química, sob o tema da Termoquímica, no Ensino Médio Integrado ao curso técnico em Automação Industrial, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Sertãozinho. A inserção do Votoino como clicker na metodologia ativa Peer Instruction (PI), ou Instrução pelos Colegas (IpC), mostrou-se uma ferramenta tecnológica bastante eficiente, ágil, descomplicada e motivadora na integração dos alunos em sala de aula, na promoção da participação de todos os alunos e na possibilidade de trilhar caminhos mais efetivos pelo docente, durante a aula e no planejamento das novas aulas, aproximando-se de melhores perspectivas no processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Francisco de Araújo Silva, Afonso Celso Turcato

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.














