O papel do produto educacional para a promoção das perspectivas da Mecânica Clássica e da Mecânica Relacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14743

Palavras-chave:

Mecânica Clássica, Mecânica Relacional, Leis de Newton

Resumo

A promoção do letramento científico na Educação Básica se restringe, tradicionalmente, a considerar as aplicações de conceitos sem estabelecer as teorias que as fundamentam. Consequentemente, no processo de ensino e aprendizagem, consolida-se a ideia de que determinadas teorias são absolutas e incontestáveis do ponto de vista da interpretação de certos fenômenos. Assim, neste artigo, buscou-se apresentar a interpretação do balde de Newton à luz da Mecânica Clássica e da Mecânica Relacional, motivada pela utilização de um produto educacional durante uma oficina direcionada a professores da Educação Básica e a estudantes de licenciatura. As respostas dos participantes a um formulário e suas manifestações em diálogos abertos proporcionou constatar que: (a) todos os participantes consideravam a Mecânica Clássica como absoluta; (b) houve quebra de paradigma ao interpretar o experimento do balde de Newton pela Mecânica Clássica e pela Mecânica Relacional; e (c) houve consenso em utilizar o processo histórico, cultural e social ao considerar as críticas elaboradas por Leibniz, Berkeley e Mach à interpretação do referencial estabelecido, axiomaticamente, pela Mecânica Clássica. Percebe-se, portanto, que um produto educacional complementa o conteúdo a ser abordado em sala de aula e estimula a contextualização, abandonando as aulas tradicionalmente baseadas nos conceitos.

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Biografia do Autor

  • Luciana Vital Dantas Sousa, SEDUC-MT

     

     

  • João Paulo Martins de Castro Chaib, CEFET-MG

    Possui bacharelado em física pela Universidade de Brasília (2001), e licenciatura em Física pela Universidade de Brasília (2003). Obteve o mestrado em física experimental pela Universidade de Brasília (2004), doutorado em física pelo Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas - IFGW/ Unicamp (2009) e pós-doc no Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas - IFGW/ Unicamp (2010) . No mestrado obteve experiência na área de caracterização de materiais por processos óticos com ênfase em transporte de energia e Prop. Elétricas de Superfícies; Interfaces e Películas. No doutorado, cursou as o programa de doutorado física, se aprofundando na área de eletromagnetismo clássico e obteve experiência na área de História e Filosofia da Ciência, com ênfase na eletrodinâmica do século XIX. É coautor do livro "Eletrodinâmica de Ampère", com o qual foi vencedor do 54° Prêmio Jabuti na área de Ciências Exatas.

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Publicado

23-09-2025

Como Citar

SOUSA, Luciana Vital Dantas; CHAIB, João Paulo Martins de Castro; DE OLIVEIRA NETO, Frederico Ayres. O papel do produto educacional para a promoção das perspectivas da Mecânica Clássica e da Mecânica Relacional. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14743, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14743. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14743. Acesso em: 7 dez. 2025.