O papel do produto educacional para a promoção das perspectivas da Mecânica Clássica e da Mecânica Relacional
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14743Palavras-chave:
Mecânica Clássica, Mecânica Relacional, Leis de NewtonResumo
A promoção do letramento científico na Educação Básica se restringe, tradicionalmente, a considerar as aplicações de conceitos sem estabelecer as teorias que as fundamentam. Consequentemente, no processo de ensino e aprendizagem, consolida-se a ideia de que determinadas teorias são absolutas e incontestáveis do ponto de vista da interpretação de certos fenômenos. Assim, neste artigo, buscou-se apresentar a interpretação do balde de Newton à luz da Mecânica Clássica e da Mecânica Relacional, motivada pela utilização de um produto educacional durante uma oficina direcionada a professores da Educação Básica e a estudantes de licenciatura. As respostas dos participantes a um formulário e suas manifestações em diálogos abertos proporcionou constatar que: (a) todos os participantes consideravam a Mecânica Clássica como absoluta; (b) houve quebra de paradigma ao interpretar o experimento do balde de Newton pela Mecânica Clássica e pela Mecânica Relacional; e (c) houve consenso em utilizar o processo histórico, cultural e social ao considerar as críticas elaboradas por Leibniz, Berkeley e Mach à interpretação do referencial estabelecido, axiomaticamente, pela Mecânica Clássica. Percebe-se, portanto, que um produto educacional complementa o conteúdo a ser abordado em sala de aula e estimula a contextualização, abandonando as aulas tradicionalmente baseadas nos conceitos.
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