Reflexões sobre a aprendizagem por descoberta gamificada no ensino da Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14657

Palavras-chave:

Games, Ensino virtual, Física, Métodos ativos

Resumo

A gamificação tem se mostrado uma grande aliada da práxis docente, reunindo conceitos do mundo virtual e resgatando a cultura digital vivida pelos jovens frequentadores do Ensino Básico, envolvidos no mundo dos games. Assim, este artigo, configurado num ensaio teórico narrativo-qualitativo, tem por objetivo refletir acerca da utilização da gamificação no ensino da Física como potencializadora do aprendizado por descoberta, defendido por Jerome Seymour Bruner. Para isso, foram reunidos artigos publicados entre 2013 e 2023, coletados a partir dos repositórios Scielo, Oasisbr e IEEE Xplore digital library, através do uso sistemático de descritores de busca e critérios de inclusão, demonstrando como o conceito de gamificação tem evoluído e como seu emprego vem moldando o ensino conceitual da Física. Ao mesmo tempo, destacamos a importância da gamificação como método potencialmente ativo de ensino e como a teoria da aprendizagem proposta por Bruner, baseada na experienciação do estudante, é facilitada pela gamificação por meio dos elementos fundamentais do “jogo”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kleber Saldanha de Siqueira, Universidade Federal de Alagoas

    Doutorando em Ensino pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em ensino de Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Física pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui formação técnica na área de Mecânica Industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Tem experiência em ensino de Física, Matemática e Tecnologia Mecânica. É especialista em educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e especialista em Gestão Estratégica da Inovação e Políticas de Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é professor de Física Nível - III, Mestre Classe C, pertencente ao quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEE-AL) tendo exercido também a função de Gestor Educacional de Unidade de Ensino.

  • Hilda Helena Sovierzoski, Universidade Federal de Alagoas

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1985), com Mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1991) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2000). Professora Adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Zoologia de Invertebrados, atuando também na pesquisa de comunidades macrobentônicas, Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Ensino de Biologia e Formação de Professores. Participa do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), mestrado profissional multiunidades e interinstitucional da Universidade Federal de Alagoas, como docente permanente e orientadora. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Ciências e Matemática em rede (RENOEN), como colaboradora e orientadora.

Referências

ALVES, L. R. G.; MINHO, M. R. S., DINIZ, M. V. C. Gamificação, Ed. Pimenta Cultural, São Paulo - SP, 2014. Disponível em: http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/gamificacao_na_educacao_011120181605.pdf. Acesso em: 18 fev. 2023.

ARAÚJO, L. R. Avaliando a motivação em sala: instrução centrada no estudante como meio de engajar alunos irresponsivos, Revista Texto Livre, Belo Horizonte, v. 16, n. 04, p. 1-14. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tl/a/VdxgYryMvjsrJZ8PtmvkqKR/?lang=en. Acesso em: 4 dez. 2023.

AUSANI, P. C.; ALVES, M. A. Gamification and teaching: the dialogue game as an active and innovative didactic strategy. Research Society and Development, São Paulo, v. 9, n. 6, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2736. Acesso em: 12 mar. 2023.

AZEVEDO, M.; SELLES, S.; LIMA-TAVARES, D. Relações entre os movimentos reformistas educacionais do ensino de ciências nos Estados Unidos e Brasil na década de 1960, Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 21, n. 1, p. 237-257, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/download/19665/10565/80340. Acesso em: 09 ago. 2023.

BARROS, J. A. A Revisão Bibliográfica - Uma Dimensão Fundamental para o Planejamento da Pesquisa, Instrumento: Revista Est. Pesq. Educ, Juiz de Fora, v. 11, n. 2, jul./dez. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18708/9826. Acesso em: 02 fev. 2023.

BITTENCOURT, L. H. Z. O uso das TIC pelos professores da Rede Pública de Ensino e os entraves em sua aplicação pedagógica. 2021. 198 f. Monografia (Especialização) - Curso de Mídias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS, 2018. Cap. 6. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/200929. Acesso em: 13 mar. 2023.

BOHNEN, J. G.; TESSING, M. J.; COLLING, J. Jogos eletrônicos e seu impacto no mundo: um estudo sobre a interferência dos games sobre a formação dos indivíduos. In: Anais do 2a INOVA - Feira de Projetos Tecnológicos [Artigo publicado], São Paulo - SP, 2019. Disponível em:

https://eventos.uceff.edu.br/eventosfai_dados/artigos/inova2019/1202.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.

BORBA, F. I. M. O.; GOI, M. E. J.; Jerome Bruner nos processos de aprender e ensinar Ciências, Research, Society and Development, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/9508/10383/153766. Acesso em: 05 fev. 2023.

BORGES, J. R. A.; BORGES, T. D. F. F.; OLIVEIRA, G. S.; SAAD, N. S. O Ensino e Aprendizagem da Matemática na Perspectiva de Jerome Bruner, Cadernos da Fucamp, São Paulo, v.19, n.40, p.147-168, 2020.Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2206. Acesso em: 13 fev. 2023.

BOSCARIOLI, C. Educação com Tecnologias Digitais na Educação Básica: reflexões, anseios e distâncias pela formação docente, Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 31, p. 1-12, jan/dez, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13391. Acesso em: 14 mar. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 18 mar. 2023.

BRUNER, J. S. O Processo da Educação. 3ª Ed. São Paulo. Nacional, 1973.

CODISH, D.; RAVID, G. Adaptive approach for gamification optimization, Industrial engineering and management, Beer-Sheba, v. 9, n. 2, p. 1-2, 2014. Disponível em: 10.1109/UCC.2014.94. Acesso em: 07 mar. 2023.

COSTA, D. F.; SALES, G. L.; CAMPOS FILHO, M. C.; CASTRO, J. B. Gamificação de um percurso metodológico: o contributo de objetivos de aprendizagem no ensino de eletrostática, Campo de Grande, Revista Experiências em Ensino de Ciências, v. 15, n. 2, p. 424-435, 2020. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/732. Acesso em: 10 ago. 2023.

DANTAS, M.; PEREZ, S. Gamificação e jogos no ensino de mecânica newtoniana: uma proposta didática utilizando os aplicativos Bunny Shooter e Socrative. Revista do Professor de Física, v. 2, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12314. Acesso em: 8 ago. 2023.

FERNANDES, E. F. As Dificuldades de Compreender Física dos Alunos do Ensino Médio Das Escolas Públicas de Iguatu – CE. 2016. 23 f. Monografia (Graduação em Física) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI - UECE, IGUATU – CEARÁ, 2016. Disponível em: http://www.uece.br/fecli/wp-content/uploads/sites/34/2021/08/monografia-Emerson-Ferreira-Fernandes.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.

FERREIRA, A. R.; FRANCISCO, D. J. Explorando o potencial dos jogos digitais: uma revisão sobre a utilização dos exergames na educação, Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12 , n. esp. 2 , p. 1177-1193, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/download/10288/6680. Acesso em: 09 ago. 2023.

FRAGA, V. M.; MOREIRA, M. C. A.; PEREIRA, M. V. Uma proposta de gamificação do processo avaliativo no ensino de física em um curso de licenciatura, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 38, n. 1, p. 174-192, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/71907. Acesso em: 10 ago. 2023.

GARDESANI, R.; SILVA, T. R. N. Gamificação e o clima organizacional no mercado segurador, Revista REDECA, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 39-54, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/redeca/article/view/37852. Acesso em: 12 mar. 2023.

GONÇALVES F., A.; AURÉLIO, F. B, H.; AMANE, S. Ensino da Física em Moçambique: Desafios das TICS e práticas de ensino centrado no aluno. Revista do Professor de Física, v. 5, n. 2, p. 44–60, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/36512. Acesso em: 8 ago. 2023.

HERYADI, Y.; ROBBANY, A. Z.; SUDARMA, H. User Experience Evaluation of Virtual Reality-based Cultural Gamification using GameFlow Approach, GameLab, Computer Science Program, Indonésia, v. 6, n. 2, p. 1-5, 2017. Disponível em: 10.1109/ICGGAG.2016.8052644. Acesso em: 07 mar. 2023.

JÚNIOR, M. G. S.; SILVA, F. G. C.; COSTA, M. A. M. Tecnologias digitais e formação de professores: Implicações para as práticas de ensino de professores de cursos de licenciatura em Letras. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 150–169, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4054. Acesso em: 14 mar. 2023.

LEÃO, A. F. C.; GOI, M. E. J. Um olhar na teoria da aprendizagem de Bruner sobre o ensino de Ciências, Research, Society and Development, São Paulo, v. 10, n. 13, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/40938. Acesso em 14 mar. 2023.

LIMA, L. A.; SOUSA, F. J. F.; MISTURA, C.; MARTINS, S. N.; PINO, J. C. D. Gamificação e o processo de ensino: questões propostas ao ensino de Matemática, Research, Society and Development, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/24613/21647/291850. Acesso em: 17 abr. 2023.

MENA, F. R. G.; HUERTA, M. Usando um aplicativo de celular para ensinar circuitos elétricos para alunos do ensino médio, Faculty of Education Sciences, Jerez, v. 8, n. 18, p. 1-6, 2018. Disponível em: 10.1109/SIIE.2018.8586773. Acesso em: 07 mar. 2023.

MOREIRA, M. A. Desafios no Ensino da Física, Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/xpwKp5WfMJsfCRNFCxFhqLy/. Acesso em: 17 abr. 2023.

NASCIMENTO, R. R. P.; NASCIMENTO, S. C. Gamificação para o Ensino de Física: O que Falam as Pesquisas, Revista Vivências em Ensino de Ciências, v. 2, n. 2, p. 168-172, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/vivencias/article/download/239740/31313#:~:text=Pode%2Dse%20ver%20que%20os,deve%20ser%20desenvolvido%20na%20cibercultura. Acesso em: 13 mar. 2023.

OLIVEIRA, J. K. C.; PIMENTEL, F. S. C. Epistemologias da Gamificação na Educação: Teorias de Aprendizagem em Evidências, Revista FAEEBA, Salvador, v. 29, n. 57, p. 236-250, jan/mar, 2020. Disponível em: https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/verProducao?idProducao=516352&key=5f4ff7c1d50d11ddc6fd47cbd3e4148e#:~:text=Esse%20autor%20menciona%20que%20a,elucidar%20que%20todo%20conhecimento%20%C3%A9. Acesso em: 19 mar. 2023.

RABELO, J. C. G. O Uso do Jogo “Física em Movimento” como Objeto de Aprendizagem Didático-Integradora do Ensino de Física para as Turmas de 1ª Série do Ensino Médio. 2021. 198 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado em Ensino de Física, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza - CE, 2021. Cap. 6. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35843/simple-search?query=&sort_by=score&order=desc&rpp=10&filter_field_1=subject&filter_type_1=equals&filter_value_1=Cinem%C3%A1tica&etal=0&filtername=subject&filterquery=Ensino+de+F%C3%ADsica&filtertype=equals. Acesso em: 11 mar. 2023.

REIS, D. A.; NEGRÃO, F. C. O Uso Pedagógico das Tecnologias Digitais: do Currículo à Formação de Professores em Tempos de Pandemia, Revista FAEEBA, Salvador, v. 31, n. 65, p. 174-187, jan/mar, 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11392. Acesso em 20 mar. 2023.

ROCHA, L. K. S.; TAVARES, M. C. P.; SOUTO, T. V. S. A gamificação no ensino de física: relato de um minicurso online sobre tópicos de física de partículas. 2021. 31f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira - PE, 2021. Cap. 5. Disponível em: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/293?show=full. Acesso em: 10 ago. 2023.

SILVA, J. B.; SALES, G. L.; CASTRO, J. B. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física, Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 41, n. 4, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332512198_Gamificacao_como_estrategia_de_aprendizagem_ativa_no_ensino_de_Fisica. Acesso em: 09 mar. 2023.

SILVA, A. C.; FORTUNATO, I. A gamificação aplicada à formação inicial de professores de física em três opções metodológicas, Revista e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 20, p. 61-81, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/44414/33121. Acesso em: 10 ago. 2023.

SILVA, J. B.; SALES, G. L. Gamificação aplicada no ensino de Física: um estudo de caso no ensino de óptica geométrica, Revista Acta Scientiae, v. 19, n. 5, p. 782-798, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3174. Acesso em: 10 ago. 2023.

SILVA JÚNIOR, J. F. S. Interação do Docente de Física com seus Alunos na Utilização das TIC´s no Ensino de Física de Partículas Elementares Através de Jogos Digitais, Research, Society and Development, v. 11, n. 11, p. 1-27, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/27085/28324/375850. Acesso em: 08 ago. 2023.

SILVA, K. C.; COSTA, M. N.D. Jogos digitais na escola: a utilização como objetos de aprendizagem no ensino da matemática, In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação [Artigo publicado], Mossoró-RN, 2017. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/download/16237/16078/. Acesso em: 08 ago. 2023.

SILVA, L. A.; BATISTA, H. H. A.; MACHADO, F. P. O uso de jogos digitais para o ensino da física, São Paulo, Caderno Intersaberes, v. 11, n. 34, p. 1-10, 2022. Disponível em: https://www.cadernosuninter.com/index.php/intersaberes/article/view/2373. Acesso em: 08 ago. 2023.

SOUSA, L. N. Jogos e brincadeiras infantis na educação ateniense do Período Clássico, Revista Romanitas – Revista de Estudos Grecolatinos, Vitória, v. 25, n. 16, p. 81-100, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/33059. Acesso em: 28 mar. 2025.

ROSA, M. P. A.; FENNER, R. S. O jogo e a educação grega: paidia enquanto elemento formativo da paideia, Revista PROMETEICA, São Paulo, v. 6, n. 14, p. 66-72, 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5835371.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.

SEBASTIÃO, B. G.; BRANCA, A. Percepção dos professores de Física do I ciclo do ensino secundário sobre o uso das TIC no processo de ensino aprendizagem, Revista angolana de ciências, v. 03, n. 01, p. 74-91, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/7041/704173348005/704173348005.pdf. Acesso em: 08 ago. 2023.

TOLOMEI, B. V. A Gamificação como Estratégia de Engajamento e Motivação na Educação, Revista EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 145-156, 2017. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/440. Acesso em: 01 mar. 2023.

Downloads

Publicado

26-06-2025

Como Citar

DE SIQUEIRA, KLEBER SALDANHA; SOVIERZOSKI, HILDA HELENA. Reflexões sobre a aprendizagem por descoberta gamificada no ensino da Física. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14657, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14657. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14657. Acesso em: 7 dez. 2025.