Reflexões sobre a aprendizagem por descoberta gamificada no ensino da Física
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14657Palavras-chave:
Games, Ensino virtual, Física, Métodos ativosResumo
A gamificação tem se mostrado uma grande aliada da práxis docente, reunindo conceitos do mundo virtual e resgatando a cultura digital vivida pelos jovens frequentadores do Ensino Básico, envolvidos no mundo dos games. Assim, este artigo, configurado num ensaio teórico narrativo-qualitativo, tem por objetivo refletir acerca da utilização da gamificação no ensino da Física como potencializadora do aprendizado por descoberta, defendido por Jerome Seymour Bruner. Para isso, foram reunidos artigos publicados entre 2013 e 2023, coletados a partir dos repositórios Scielo, Oasisbr e IEEE Xplore digital library, através do uso sistemático de descritores de busca e critérios de inclusão, demonstrando como o conceito de gamificação tem evoluído e como seu emprego vem moldando o ensino conceitual da Física. Ao mesmo tempo, destacamos a importância da gamificação como método potencialmente ativo de ensino e como a teoria da aprendizagem proposta por Bruner, baseada na experienciação do estudante, é facilitada pela gamificação por meio dos elementos fundamentais do “jogo”.
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