Ensino e aprendizagem de isomeria constitucional na modalidade híbrida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14588

Palavras-chave:

ensino híbrido, metodologias ativas, rotação por estações, sala de aula invertida

Resumo

A isomeria constitucional é um conteúdo abstrato, complexo e desafiador para a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, que pode comprometer o desempenho escolar e a compreensão de outros conceitos da Química. Apesar das diversas abordagens pedagógicas utilizadas no ensino de Química, há uma lacuna com relação à investigação das potencialidades do Ensino Híbrido na superação das dificuldades de aprendizagem de isomeria constitucional. A aplicação do Ensino Híbrido a alunos do 2º ano do curso técnico em Química de uma Escola Estadual do município de Igarapava/SP, envolveu o submodelo da sala de aula invertida e rotação por estações como estratégias facilitadoras da aprendizagem de isomeria constitucional. Inicialmente, foi constatado desconhecimento dos alunos sobre a isomeria, e que necessitavam de um tempo de adaptação quanto à abordagem pedagógica aplicada. Contudo, após a aplicação das atividades planejadas, houve a compreensão do conteúdo e maior participação colaborativa durante as aulas. O uso dos aplicativos WhatsApp e Edpuzzle facilitaram a realização das atividades on-line e um jogo didático adaptado do “jogo da memória” serviu como recurso educacional para auxiliar a aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Ederson Vinícius Argemiro, ETEC Antônio Junqueira da Veiga - Centro Paula Souza

    Possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Franca (2008). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Tecnologia e Ciência dos Alimentos pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (2017).

    Mestre em Química pelo Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional/PROFQUI, com sede na Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM.

    Atua como professor na ETEC Antônio Junqueira da Veiga - Centro Paula Souza - Igarapava/SP.

  • Evandro Roberto Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM

    Graduado em licenciatura em Química pela Universidade Metodista de Piracicaba (1994), Mestrado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (2005), Doutorado em Ciências com ênfase na Agricultura e no Ambiente pela Universidade de São Paulo (2010) e Pós-doutorado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP). Tem experiência na área de Química Analítica com ênfase em instrumentação analítica, sistemas automatizados de análises em fluxo, análises relativas ao setor sucroalcooleiro e Ensino de Química. Professor Associado do Curso de Engenharia de Alimentos do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (Profqui-UFRJ).

  • Alexandre Rossi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM

    Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Química pela Universidade de São Paulo/USP-Ribeirão Preto/SP. Atuou como docente na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM, junto ao curso de Farmácia-Bioquímica, no período de 2002 a 2008. Atuou como coordenador do Curso de Licenciatura em Química/UFVJM e coordenou projetos de pesquisa aprovados em agências de fomento como a FAPEMIG e CNPq. Atualmente, é Professor Titular no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM. Atuou como coordenador do Curso de Licenciatura em Química da UFTM, no período de março de 2009 a junho de 2011 e tem atuado em outros trabalhos administrativos. Tem experiência na área de Química, com ênfase nas seguintes áreas de pesquisa: eletroquímica, eletrocatálise, degradação eletroquímica de poluentes orgânicos em águas, ânodos dimensionalmente estáveis (D.S.A) e processos oxidativos avançados (POA). Coordenou o Subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID, vinculado à Coordenação de Apoio de Pessoal de Nível Superior/CAPES, voltado à formação de professores da Educação Básica. Participou da equipe de elaboração de projeto PET-Química aprovado em 2009 e auxiliou o professor tutor no desenvolvimento das atividades. Coordenou o Programa de Licenciaturas Internacionais/PLI-França, Edital 016/2013/CAPES, envolvendo a participação de estudantes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM em missão de estudo na Université Pierre et Marie Curie/UPMC-Paris-França. Atua no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional-PROFQUI/UFTM, bem como faz parte do Colegiado Acadêmico Local do PROFQUI na UFTM.

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Publicado

02-09-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

ARGEMIRO, Ederson Vinícius; ALVES, Evandro Roberto; ROSSI, Alexandre. Ensino e aprendizagem de isomeria constitucional na modalidade híbrida. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14588, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14588. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14588. Acesso em: 7 dez. 2025.