Ensino e aprendizagem de isomeria constitucional na modalidade híbrida
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14588Palavras-chave:
ensino híbrido, metodologias ativas, rotação por estações, sala de aula invertidaResumo
A isomeria constitucional é um conteúdo abstrato, complexo e desafiador para a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, que pode comprometer o desempenho escolar e a compreensão de outros conceitos da Química. Apesar das diversas abordagens pedagógicas utilizadas no ensino de Química, há uma lacuna com relação à investigação das potencialidades do Ensino Híbrido na superação das dificuldades de aprendizagem de isomeria constitucional. A aplicação do Ensino Híbrido a alunos do 2º ano do curso técnico em Química de uma Escola Estadual do município de Igarapava/SP, envolveu o submodelo da sala de aula invertida e rotação por estações como estratégias facilitadoras da aprendizagem de isomeria constitucional. Inicialmente, foi constatado desconhecimento dos alunos sobre a isomeria, e que necessitavam de um tempo de adaptação quanto à abordagem pedagógica aplicada. Contudo, após a aplicação das atividades planejadas, houve a compreensão do conteúdo e maior participação colaborativa durante as aulas. O uso dos aplicativos WhatsApp e Edpuzzle facilitaram a realização das atividades on-line e um jogo didático adaptado do “jogo da memória” serviu como recurso educacional para auxiliar a aprendizagem.
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