Criatividade e uso de modelos didáticos no processo de ensino-aprendizagem em Microbiologia
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14549Palavras-chave:
Modelagem. Metodologias Ativas. Aulas práticas.Resumo
Modelagem didática é uma atividade integradora que melhora a aquisição e assimilação
do conhecimento. Apresentamos nesse trabalho um relato da a construção e o uso de
modelos didáticos (MD) na disciplina eletiva de Microbiologia, em uma escola pública
no âmbito do Programa Residência Pedagógica (RP), interligado com o subprojeto da
Biologia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC,
campus da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Trata-se de um trabalho descritivo,
do tipo relato de experiência, realizado em uma escola na cidade de Quixadá-CE. Foram
elaborados três modelos didáticos, de uma bactéria e de dois vírus; e a partir dos
resultados, ficou evidente que os alunos e alunas mostraram grande interesse em
participar da atividade e para os residentes a criação de MDs proporcionou uma aula
mais criativa e dinâmica.
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Referências
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