Uma Uma proposta didática para discutir a Educação Financeira: caminhos trilhados na construção de um Produto Educacional
path takens in a Educational Product construction
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14480Palavras-chave:
Educação Financeira, Produto Educacional, Prática Pedagógica, Mestrado ProfissionalResumo
Este trabalho tem como objetivo socializar alguns dos elementos condicionantes à tarefa de construção do produto educacional intitulado “Educação Financeira em revista: propostas para os professores”, desenvolvido no contexto de um programa de Mestrado Profissional da área de Ensino de Ciências e Matemática. Com vias a proporcionar discussões articuladas com os princípios da Educação Matemática Crítica, o produto educacional construído articula-se a uma dissertação, organizada no formato multipaper, da qual este é um dos artigos e no qual se propôs a investigar como as discussões referentes à Educação Financeira estavam presentes nas obras didáticas de Projetos Integradores, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático. A partir dos dados analisados, selecionamos dois projetos que utilizam problemáticas tangenciais como temáticas fomentadoras de discussões a respeito da Educação Financeira. A partir daí, e inspirados pelas práticas profissionais dos autores, construímos as quatro propostas didáticas que constituem o referido produto educacional. Compreendemos que tais propostas têm potencial para fomentar reflexões de natureza social, cultural e políticas, muitas vezes silenciadas em materiais didáticos convencionais.
Downloads
Referências
ALVES, Alexander. A Falta de Educação Financeira e Seu Impacto na Sociedade Brasileira: uma abordagem no período da Covid 19. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2022.
CORDEIRO, N.J.N.; COSTA, M.G.V.; SILVA, M.N. Educação Financeira no Brasil: uma perspectiva panorâmica. Revista Ensino da Matemática em Debate. PUC/SP, v.5, n.1, p.69–84, 2018.
CUNHA, M. P. O Mercado Financeiro chega à sala de aula: educação financeira como política pública no Brasil. Educação & Sociedade, v. 41, p. e218463, 2020.
DE OLIVEIRA, I. A.; MARCONDES, M. I.; DOS SANTOS, T. R. L. Paulo Freire e sua influência na pedagogia crítica nos Estados Unidos. Retratos Da Escola, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 315–327, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 75. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.
FLORIANO, M.D.P.; FLORES, S.A.M.; ZULIANI, A.L.B. Educação Financeira ou Alfabetização Financeira: Quais as diferenças e Semelhanças? Revista Eletrônica Ciências da Administração e Turismo. v. 8, n. 1, p. 16-33, 2020.
IGNÁCIO, P. A pedagogização do discurso do consumo nas práticas discursivas escolares e o governamento dos sujeitos escolares para o consumo. 276f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
JOBIM, S.S.A.; LOSEKANN, V.L. Alfabetização Financeira: Mensuração do Comportamento e Conhecimento Financeiro dos Universitários da Universidade da Região da Campanha, Rio Grande do Sul. Revista Sociais e Humanas. v.28, n. 2, p. 125–139, 2016.
OCDE. Recomendações Sobre Princípios e as Boas Práticas de Educação e Conscientização Financeira. Centro OCDE/CVM de Educação e Alfabetização Financeira para América Latina e o Caribe. 2005.
LUIZ, J. et al. A Calculadora Hp 12c Como Facilitadora no processo de Ensino De Matemática Financeira: Uma Revisão Sistemática De Literatura. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 1, p. 279-295, 4 jun. 2020.
OS AUTORES. Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. 2024.
SARAIVA, K. S. Os sujeitos endividados e a Educação Financeira. Educar em Revista, v. 33, n. 66, p. 157-173, 2017.
SILVEIRA, J.; MONTOITO, R. A influência da Educação Financeira na vida das crianças: um estado do conhecimento da produção científica brasileira no período de 2018 a 2020. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 5, p. 337-351, 22 dez. 2022.
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: A questão da democracia. Campinas: Editora Papirus, 2001.
SKOVSMOSE, O. Um convite à educação matemática crítica. Campinas: Editora Papirus, 2014.
SOARES, I. de O., BASTOS, P. N., KELLNER, D. Apresentação dossiê “100 anos de Paulo Freire”: as possibilidades de ser mais! Comunicação & Educação, v. 26, n. 2, p. 2-8, 2021.
SOUZA, J. I.; FLORES, C. R. Uma História da Educação Financeira na Escola por meio de uma análise de livros didáticos. Revista de História da Educação Matemática, v. 4, n. 3, p.54-67, 2018.
TAMAYO, C.; SILVA, M.T. Desafios e possibilidades para a Educação (Matemática) em tempos de “Covid-19” numa escola em crise. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 13, n. 1, p.29-48, 2020.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Joilson Mélo Leite, Enio Freire de Paula

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.














