Uma Uma proposta didática para discutir a Educação Financeira: caminhos trilhados na construção de um Produto Educacional

path takens in a Educational Product construction

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14480

Palavras-chave:

Educação Financeira, Produto Educacional, Prática Pedagógica, Mestrado Profissional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo socializar alguns dos elementos condicionantes à tarefa de construção do produto educacional intitulado “Educação Financeira em revista: propostas para os professores”, desenvolvido no contexto de um programa de Mestrado Profissional da área de Ensino de Ciências e Matemática. Com vias a proporcionar discussões articuladas com os princípios da Educação Matemática Crítica, o produto educacional construído articula-se a uma dissertação, organizada no formato multipaper, da qual este é um dos artigos e no qual se propôs a investigar como as discussões referentes à Educação Financeira estavam presentes nas obras didáticas de Projetos Integradores, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático. A partir dos dados analisados, selecionamos dois projetos que utilizam problemáticas tangenciais como temáticas fomentadoras de discussões a respeito da Educação Financeira. A partir daí, e inspirados pelas práticas profissionais dos autores, construímos as quatro propostas didáticas que constituem o referido produto educacional. Compreendemos que tais propostas têm potencial para fomentar reflexões de natureza social, cultural e políticas, muitas vezes silenciadas em materiais didáticos convencionais.

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Biografia do Autor

  • Joilson Mélo Leite, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

    Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo (IFSP/SPO). Professor de Matemática do Ensino Fundamental e Médio no Colégio Certus, instituição particular de ensino da cidade de São Paulo.

  • Enio Freire de Paula, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Presidente Epitácio (IFSP/PEP)

    Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina -UEL. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Presidente Epitácio (IFSP/PEP). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo (IFSP/SPO).

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Publicado

25-11-2025

Como Citar

LEITE, Joilson Mélo; DE PAULA, Enio Freire. Uma Uma proposta didática para discutir a Educação Financeira: caminhos trilhados na construção de um Produto Educacional: path takens in a Educational Product construction. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14480, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14480. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14480. Acesso em: 7 dez. 2025.