Cores e Formas: um software educacional em Realidade Aumentada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.13955

Palavras-chave:

Interação Humano-Computador, Crianças, Ludicidade

Resumo

A Realidade Aumentada (RA) proporciona técnicas inovadoras e prazerosas de interação. Quando unida ao aprendizado permite uma ludicidade que favorece e estimula a atenção e o interesse das crianças. Este trabalho apresenta o desenvolvimento do software Cores e Formas utilizado para a descoberta de cores e formas geométricas por crianças entre três e seis anos de idade. Para tanto, aplicou-se os conhecimentos de Interação Humano-Computador e Design para nortear esta pesquisa e especificar diretrizes importantes para a realização eficaz da atividade com RA, computador de mesa, câmera e marcadores no ambiente educacional. Foram realizados testes práticos com os usuários e aplicado um questionário para a avaliação da interação das crianças e dos tutores. Como resultado, obtiveram-se a construção do software Cores e Formas e a elaboração dos fundamentos que orientam o uso da atividade em ambiente escolar, propondo um aprendizado efetivo e divertido.

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Biografia do Autor

  • Gisiele Severo Maciel

    UX/UI Product & Graphic Designer. Freelancer como Designer Gráfico e empreendedora criando a identidade visual e papelaria personalizada para comemorações, festas infantis exclusivas, criativas e afetivas. Faço a comunicação, atendimento, projeto gráfico, impressão e o corte com a máquina de corte (Silhouette Studio). Esse lado me permite imaginar e concretizar. Trabalhei como Designer no Projeto Sis-ASTROS na UFSM - Programadora Nível V. Como profissional, apliquei os conhecimentos em UX/UI e Design Gráfico no Simulador Virtual Tático em parceria com o Exército Militar Brasileiro. Diretamente com a identidade visual do simulador, aplicando consistência e eficácia nas funcionalidades e requisitos técnicos, além de aplicar preceitos importantes de design para uma boa interação com o usuário. Também desenvolvi o projeto visual e criativo da Mesa Tática e parte da equipe de qualidade, desenvolvendo testes e reportando-os. Ferramentas utilizadas: GitLab, Scrum Planning Poker, Unity. Mestre em Ciência da Computação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Pós-Graduada em Design de Produto na Era Digital, pela UnisulVirtual; Graduada em Design de Produto, pela Universidade Franciscana (UFN); Estágio na Universidade Federal de Santa Maria, e na empresa Sul Acrílicos, como projetista. Experiência na área de design com ênfase em Projetos Gráficos (Softwares como Illustrator e Photoshop) e Computação Gráfica Tridimensional (Softwares como SolidWorks, Blender, Rhinoceros, 3DMax). Assim como Equipamentos e Joias .

  • Simone Regina Ceolin, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (2001), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de York - Reino Unido (2011). Tem experiência nas áreas de processamento de imagens, matemática computacional, visão computacional e reconhecimento de padrões. Atualmente é professora Associada II no Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria (CTISM-UFSM). Participou do projeto do sistema de simulação para o ASTROS (Sis-ASTROS) onde focou na idealização e desenvolvimento do treinamento baseado em computador CBTs (TBCs). A mais de dez anos vem trabalhando nas áreas de processamento de imagens e visão computacional focando em aplicação práticas de Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Realidade Mista (MR) e Redes de Computadores.

  • Osmar Marchi dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

    Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (2001), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Ciência da Computação -- University of York (2008). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Tempo Real, Realidade Mista. Atualmente professor associado III na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), alocado no Departamento de Eletrônica e Computação (DELC-CT).

  • Andrei Piccinini Legg, Universidade Federal de Santa Maria

    Possui graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), todos em Engenharia Elétrica. Atualmente professor associado II na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), alocado no Departamento de Eletrônica e Computação (DELC-CT) e atual diretor do Laborátorio de Ciências Espaciais de Santa Maria (LACESM). Temas de interesse: Realidade Aumentada (AR), Realidade Mista (MR), Realidade Virtual (VR), Cubesats, Nanosats, Sistemas de Comunicações, Códigos Corretores de Erros, Códigos de Barra 2D Coloridos, Power Line Communication (PLC), Exit Charts, Density Evolution, Programação Paralela e Complexidade de Decodificação.

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Publicado

25-06-2025

Como Citar

MACIEL, Gisiele Severo; CEOLIN, Simone Regina; DOS SANTOS, Osmar Marchi; LEGG, Andrei Piccinini. Cores e Formas: um software educacional em Realidade Aumentada. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e13955, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.13955. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13955. Acesso em: 5 dez. 2025.