Cores e Formas: um software educacional em Realidade Aumentada
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.13955Palavras-chave:
Interação Humano-Computador, Crianças, LudicidadeResumo
A Realidade Aumentada (RA) proporciona técnicas inovadoras e prazerosas de interação. Quando unida ao aprendizado permite uma ludicidade que favorece e estimula a atenção e o interesse das crianças. Este trabalho apresenta o desenvolvimento do software Cores e Formas utilizado para a descoberta de cores e formas geométricas por crianças entre três e seis anos de idade. Para tanto, aplicou-se os conhecimentos de Interação Humano-Computador e Design para nortear esta pesquisa e especificar diretrizes importantes para a realização eficaz da atividade com RA, computador de mesa, câmera e marcadores no ambiente educacional. Foram realizados testes práticos com os usuários e aplicado um questionário para a avaliação da interação das crianças e dos tutores. Como resultado, obtiveram-se a construção do software Cores e Formas e a elaboração dos fundamentos que orientam o uso da atividade em ambiente escolar, propondo um aprendizado efetivo e divertido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gisiele Severo Maciel, Simone Regina Ceolin, Osmar Marchi dos Santos, Andrei Piccinini Legg

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.














