Colors and Shapes: Educational Software in Augmented Reality

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.13955

Keywords:

Human-Computer Interaction, Children, Playfulness

Abstract

Augmented Reality (AR) provides innovative and enjoyable interaction techniques. When combined with learning, it enables a playful experience that enhances and stimulates children's attention and interest. This work presents the development of the Cores e Formas software, designed for children aged three to six to explore colors and geometric shapes. To achieve this, principles of Human-Computer Interaction and Design were applied to guide the research and establish essential guidelines for effectively conducting the activity with AR, a desktop computer, a camera, and markers in an educational environment. Practical user tests were conducted, and a questionnaire was applied to assess the interaction of both children and tutors. As a result, the Cores e Formas software was developed, along with the foundation for guiding the use of the activity in school environments, promoting effective and enjoyable learning.

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Author Biographies

  • Gisiele Severo Maciel

    UX/UI Product & Graphic Designer. Freelancer como Designer Gráfico e empreendedora criando a identidade visual e papelaria personalizada para comemorações, festas infantis exclusivas, criativas e afetivas. Faço a comunicação, atendimento, projeto gráfico, impressão e o corte com a máquina de corte (Silhouette Studio). Esse lado me permite imaginar e concretizar. Trabalhei como Designer no Projeto Sis-ASTROS na UFSM - Programadora Nível V. Como profissional, apliquei os conhecimentos em UX/UI e Design Gráfico no Simulador Virtual Tático em parceria com o Exército Militar Brasileiro. Diretamente com a identidade visual do simulador, aplicando consistência e eficácia nas funcionalidades e requisitos técnicos, além de aplicar preceitos importantes de design para uma boa interação com o usuário. Também desenvolvi o projeto visual e criativo da Mesa Tática e parte da equipe de qualidade, desenvolvendo testes e reportando-os. Ferramentas utilizadas: GitLab, Scrum Planning Poker, Unity. Mestre em Ciência da Computação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Pós-Graduada em Design de Produto na Era Digital, pela UnisulVirtual; Graduada em Design de Produto, pela Universidade Franciscana (UFN); Estágio na Universidade Federal de Santa Maria, e na empresa Sul Acrílicos, como projetista. Experiência na área de design com ênfase em Projetos Gráficos (Softwares como Illustrator e Photoshop) e Computação Gráfica Tridimensional (Softwares como SolidWorks, Blender, Rhinoceros, 3DMax). Assim como Equipamentos e Joias .

  • Simone Regina Ceolin, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (2001), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de York - Reino Unido (2011). Tem experiência nas áreas de processamento de imagens, matemática computacional, visão computacional e reconhecimento de padrões. Atualmente é professora Associada II no Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria (CTISM-UFSM). Participou do projeto do sistema de simulação para o ASTROS (Sis-ASTROS) onde focou na idealização e desenvolvimento do treinamento baseado em computador CBTs (TBCs). A mais de dez anos vem trabalhando nas áreas de processamento de imagens e visão computacional focando em aplicação práticas de Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Realidade Mista (MR) e Redes de Computadores.

  • Osmar Marchi dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

    Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (2001), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Ciência da Computação -- University of York (2008). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Tempo Real, Realidade Mista. Atualmente professor associado III na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), alocado no Departamento de Eletrônica e Computação (DELC-CT).

  • Andrei Piccinini Legg, Universidade Federal de Santa Maria

    Possui graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), todos em Engenharia Elétrica. Atualmente professor associado II na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), alocado no Departamento de Eletrônica e Computação (DELC-CT) e atual diretor do Laborátorio de Ciências Espaciais de Santa Maria (LACESM). Temas de interesse: Realidade Aumentada (AR), Realidade Mista (MR), Realidade Virtual (VR), Cubesats, Nanosats, Sistemas de Comunicações, Códigos Corretores de Erros, Códigos de Barra 2D Coloridos, Power Line Communication (PLC), Exit Charts, Density Evolution, Programação Paralela e Complexidade de Decodificação.

Published

25-06-2025

How to Cite

MACIEL, Gisiele Severo; CEOLIN, Simone Regina; DOS SANTOS, Osmar Marchi; LEGG, Andrei Piccinini. Colors and Shapes: Educational Software in Augmented Reality. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e13955, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.13955. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13955. Acesso em: 5 dec. 2025.