Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio

Autores

  • Márcia Maria Braga Bantim
  • Alana Cecília de Menezes Sobreira
  • Fabrício Bonfim Sudério Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.11888

Resumo

A educação sexual busca sempre ampliar os conhecimentos dos jovens sobre sexualidade. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi adotar diferentes metodologias de ensino na abordagem da Educação Sexual com estudantes do Ensino Médio e analisar os conhecimentos dos mesmos sobre essa temática, tendo como principal foco a prevenção contra IST e gravidez não programada na adolescência. O estudo tem caráter descritivo e uma abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário e observação direta com anotações sistematizadas como instrumentos de coleta de dados. A pesquisa envolveu as seguintes etapas em sequência: dinâmicas; aula expositiva dialogada; aplicação de questionário para análise dos conhecimentos dos estudantes sobre o tema da pesquisa; análise dos resultados; e produção e aplicação de um jogo didático. As dinâmicas “Caixa Secreta” e “Percebendo a contaminação” permitiram, respectivamente, a investigação das dúvidas dos estudantes em um ambiente confortável para exposição dos seus questionamentos e a simulação lúdica do perigo das IST. Como forma de preencher algumas lacunas de compreensão observadas na análise feita após a as dinâmicas e a aula expositiva, aplicou-se o jogo didático “Na trilha da prevenção” (produto dessa pesquisa). Por meio dessa atividade lúdica, os estudantes expressaram motivação e agiram de forma interativa na busca das respostas corretas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

07-10-2021

Como Citar

BANTIM, Márcia Maria Braga; SOBREIRA, Alana Cecília de Menezes; SUDÉRIO, Fabrício Bonfim. Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 6, p. 106–126, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i6.11888. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11888. Acesso em: 9 mar. 2025.