Training needs for Science teaching in rural education: a study from international seminars

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.14027

Keywords:

Rural Education, Teacher training, Science Education

Abstract

Training needs can be defined as knowledge perceived or not by teachers, which is required in the teaching process. Their identification can contribute to reflections and discussions on the processes of initial and continuing teacher training, as well as to the formulation of educational policies. The objective of this work is to understand the training needs of Science teachers for teaching within the rural context. To this end, a Systematic Literature Review of the works published in the editions of the International Seminar and Rural Education Forum was carried out, as this is an event of national and international importance focusing on discussions about Rural Education. The analysis followed the steps of Discursive Textual Analysis. The results highlighted training needs, highlighting the need to contextualize teaching and the adoption of alternative methodologies.

Downloads

Author Biographies

  • Sara Jane Lima da Silva, Universidade Federal do Piauí

    Licenciada em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro do Núcleo de Estudos em Pesquisas em Ensino de Ciências. 

  • Suzana Gomes Lopes, Universidade Federal do Piauí

    Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) - ponto focal Universidade Federal do Maranhão (2015), Mestre em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão (2011) e graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado no curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (2007). Atualmente é Professora Efetiva do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Ciências (NEsPEC), e líder do Grupo de Pesquisa Educação do Campo e Ensino de Ciências. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: (i) Ecologia e Evolução de Parasitos da Herpetofauna, com ênfase em Parasitos de Répteis; (ii) Helmintologia Veterinária, com ênfase em resistência e análise de anti-helmínticos e produtos naturais para ovinocaprinocultura; e (iii) Educação do Campo, com ênfase no Ensino de Ciências.

  • Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí

    Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática". Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui licenciatura em Física pela UFU. É membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED). É Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente atua no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), área Ciências da Natureza, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos, PI). Foi Coordenador da LEdoC no biênio 2019-2021. Coordena o Curso de Especialização em Ensino de Física, da UFPI, no campus de Picos. Professor colaborador no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física, Pólo do Instituto Federal do Piauí (IFPI). É líder do Grupo de Estudos sobre Formação de Professores de Ciências e membro do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo e Ensino de Ciências. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (NEsPEC). Coordena atualmente o projeto de extensão "Física na Comunidade". Tem experiência na área de Formação de Professores com enfoque em Ensino de Ciências, Ensino de Física e Educação do Campo.

Published

05-06-2024

How to Cite

SILVA, Sara Jane Lima da; LOPES, Suzana Gomes; SILVA, Alexandre Leite dos Santos. Training needs for Science teaching in rural education: a study from international seminars. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 137–159, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.14027. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14027. Acesso em: 2 apr. 2025.