Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura em Educação do Campo: desafios na regência

  • Alexandre Leite dos Santos Silva UFPI
  • Suzana Gomes Lopes UFPI
  • Gardner de Andrade Arrais UFPI
  • Tamaris Gimenez Pinheiro UFPI
Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Educação do Campo, Supervisor de Estágio, Escolas do Campo, Ensino de Ciências

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa acerca dos desafios na regência no Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) com enfoque em Ciências da Natureza da região Nordeste. Para isso, a investigação foi realizada a partir da aplicação de questionários e da análise de documentos. Os resultados mostraram que os principais desafios encontrados na regência no Estágio Supervisionado na LEdoC estudada têm relação com a formação multidisciplinar para o Ensino Médio, que é, devido à composição da estrutura curricular do Projeto Pedagógico do Curso, incongruente com as exigências profissionais e as propostas que conduziram à criação dos cursos por área de conhecimento; com o papel dos Supervisores, no tocante à sua formação/experiência e no que se refere a um efetivo acompanhamento dos estagiários para a formação de educadores do campo; e com as condições materiais das escolas do campo, que não oferecem um espaço adequado para a aprendizagem da docência dentro dos fundamentos da Educação do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Leite dos Santos Silva, UFPI

Doutor em Educação (UFU). Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

Suzana Gomes Lopes, UFPI

Doutora em Biotecnologia (UFMA). Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

Gardner de Andrade Arrais, UFPI

Doutor em Educação (UECE). Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza.

Tamaris Gimenez Pinheiro, UFPI

Doutora em Ciências Biológicas - Zoologia (UNESP. Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) - campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

Publicado
20-11-2020
Como Citar
SILVA, A.; LOPES, S.; ARRAIS, G.; PINHEIRO, T. Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura em Educação do Campo: desafios na regência. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 41-60, 20 nov. 2020.