Neurociencia en las clases de Iguatu-CE: percepción de los docentes del municipio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13162

Palabras clave:

Ciencias, Aprendizaje, Cerebro, Enseñanza-Aprendizaje, Neurociencia

Resumen

El aprendizaje es un proceso complejo mediado por la formulación de nuevas conexiones cerebrales por parte del sistema nervioso. Dos áreas que en conjunto buscan estudiar cómo ocurre este proceso son Educación y Neurociencia Cognitiva. Con eso, el objetivo de este trabajo fue verificar el uso de los conocimientos de Neurociencia por la parte de los profesores de Biología de la Enseñanza Media de educación pública de Iguatu-CE, para el desarrollo del proceso de enseñanza y aprendizaje de los estudiantes. La metodología utilizada fue cualitativa, siguiendo el método de análisis de Bardin, cuyas preguntas fueron categorizadas y analizadas. Se concluye que los docentes tienen poco conocimiento sobre Neurociencias, sin embargo, perciben su importancia para el fortalecimiento del proceso de enseñanza y aprendizaje y aplican, aunque sea indirectamente, conocimientos de esta área.

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Biografía del autor/a

  • Antonia Railene de Souza Rodrigues, Universidade Federal do Cariri

    Atualmente é doutoranda no Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), na área de Biotecnologia, no estudo de Química de Proteínas, com ênfase estudo de lectinas. Mestre em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Pós-graduada em Docência no Ensino Superior pela Única (2022). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (2019) Pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, onde atuou como monitora de Química Geral e Orgânica na UECE (2015); Monitora em Bioquímica na UECE (2016); Bolsista de extensão universitária durante o período de dois anos (2017-2018). Bolsista no projeto Mais alfabetização (2018). Docente no Educar - Centro de Reforço escolar, nas disciplinas de Ciências e Matemática (2019). Estuda ainda assuntos voltados para a Educação, tais como Neurociências, emoções e afetividades.

  • Aldair de França Neto, Universidade Nove de Julho

    Professor assistente no curso de Enfermagem na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Doutor em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Graduação/Licênciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Atuo principalmente nos seguintes temas: Hipertensão arterial e Remodelamento vascular; Produtos naturais.

  • Alana Cecilia de Menezes Sobreira, Universidade Estadual do Ceará

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2000) e mestrado (2003) e doutorado (2009) em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará . Atualmente é Professora Associada N da Universidade Estadual do Ceará e tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica Vegetal. Desenvolve atividades de ensino em Biologia em disciplinas de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino e em Programas de Iniciação a Docência (Monitoria) e na orientação de trabalhos de conclusão de curso (Monografia). Foi coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (2014-1018; 2018-2020) e Orientadora Docente do Programa Residência Pedagógica (2020-2022) . Atualmente compõe o corpo docente do Mestrado Profissional de Ensino de Biologia (ProfBio).

  • Bruno Edson Chaves, Universidade Estadual do Ceará

    Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura - 2008; e Bacharelado - 2010) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) - 2012; e doutor em Ciências Biológicas/Botânica pela Universidade de São Paulo (USP) - 2022. É professor de Botânica (Assistente Nível D) pela Universidade Estadual do Ceará na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI, Campus Humberto Teixeira; atuando ainda como tutor/ formador presencial de Botânica pelo curso de Ciências Biológicas UECE/UAB, na modalidade à distância. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal de Poales/Poaceae, atuando em três principais linhas de pesquisa: 1) Anatomia aplicada a taxonomia, 2) anatomia ecológica, 3) ontogenia de estruturas foliares. Atua ainda na área de ensino de biologia, em particular, ensino de botânica, com foco em estratégias didáticas para o ensino de botânica. Atua ainda como membro da equipe organizadora do ciclo virtual de palestras AnatoEncontros (www.youtube.com/c/AnatoEncontros) e é coordenador do núcleo de Anatomia Vegetal da Sociedade Botânica do Brasil (período 2021 a 2023).

Publicado

26-12-2023

Cómo citar

RODRIGUES, Antonia Railene de Souza; FRANÇA NETO, Aldair de; SOBREIRA, Alana Cecilia de Menezes; MARINHO, Gabrielle Silva; CHAVES, Bruno Edson. Neurociencia en las clases de Iguatu-CE: percepción de los docentes del municipio. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 523–543, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13162. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13162. Acesso em: 9 mar. 2025.