Neuroscience in the classrooms of Iguatu-CE: perception of city teachers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13162

Keywords:

Sciences, Learning, Brain, Teaching-Learning, Neuroscience

Abstract

Learning is a complex process mediated through the formulation of new brain connections by the nervous system. Two areas that seek to study how this process happens are Education and Neuroscience. Thus, the objective of this study was to verify the use of Neuroscience knowledge by high school biology teachers from public schools in Iguatu-CE, for the development of the teaching and learning process of students. The methodology used was qualitative following Bardin's method of analysis, whose questions were categorized and analyzed. It is concluded that teachers have little knowledge about Neuroscience, however, realize the importance of this area of knowledge to strengthen the teaching and learning process and apply, even indirectly, knowledge of this area.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Antonia Railene de Souza Rodrigues, Universidade Federal do Cariri

    Atualmente é doutoranda no Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), na área de Biotecnologia, no estudo de Química de Proteínas, com ênfase estudo de lectinas. Mestre em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Pós-graduada em Docência no Ensino Superior pela Única (2022). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (2019) Pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, onde atuou como monitora de Química Geral e Orgânica na UECE (2015); Monitora em Bioquímica na UECE (2016); Bolsista de extensão universitária durante o período de dois anos (2017-2018). Bolsista no projeto Mais alfabetização (2018). Docente no Educar - Centro de Reforço escolar, nas disciplinas de Ciências e Matemática (2019). Estuda ainda assuntos voltados para a Educação, tais como Neurociências, emoções e afetividades.

  • Aldair de França Neto, Universidade Nove de Julho

    Professor assistente no curso de Enfermagem na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Doutor em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Graduação/Licênciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Atuo principalmente nos seguintes temas: Hipertensão arterial e Remodelamento vascular; Produtos naturais.

  • Alana Cecilia de Menezes Sobreira, Universidade Estadual do Ceará

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2000) e mestrado (2003) e doutorado (2009) em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará . Atualmente é Professora Associada N da Universidade Estadual do Ceará e tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica Vegetal. Desenvolve atividades de ensino em Biologia em disciplinas de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino e em Programas de Iniciação a Docência (Monitoria) e na orientação de trabalhos de conclusão de curso (Monografia). Foi coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (2014-1018; 2018-2020) e Orientadora Docente do Programa Residência Pedagógica (2020-2022) . Atualmente compõe o corpo docente do Mestrado Profissional de Ensino de Biologia (ProfBio).

  • Bruno Edson Chaves, Universidade Estadual do Ceará

    Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura - 2008; e Bacharelado - 2010) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) - 2012; e doutor em Ciências Biológicas/Botânica pela Universidade de São Paulo (USP) - 2022. É professor de Botânica (Assistente Nível D) pela Universidade Estadual do Ceará na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI, Campus Humberto Teixeira; atuando ainda como tutor/ formador presencial de Botânica pelo curso de Ciências Biológicas UECE/UAB, na modalidade à distância. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal de Poales/Poaceae, atuando em três principais linhas de pesquisa: 1) Anatomia aplicada a taxonomia, 2) anatomia ecológica, 3) ontogenia de estruturas foliares. Atua ainda na área de ensino de biologia, em particular, ensino de botânica, com foco em estratégias didáticas para o ensino de botânica. Atua ainda como membro da equipe organizadora do ciclo virtual de palestras AnatoEncontros (www.youtube.com/c/AnatoEncontros) e é coordenador do núcleo de Anatomia Vegetal da Sociedade Botânica do Brasil (período 2021 a 2023).

Published

26-12-2023

How to Cite

RODRIGUES, Antonia Railene de Souza; FRANÇA NETO, Aldair de; SOBREIRA, Alana Cecilia de Menezes; MARINHO, Gabrielle Silva; CHAVES, Bruno Edson. Neuroscience in the classrooms of Iguatu-CE: perception of city teachers. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 523–543, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13162. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13162. Acesso em: 9 mar. 2025.