Energia e Meio Ambiente: a construção de um lapbook como ferramenta didática

Autores/as

  • Aline Locatelli Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Viviane Zanuzzo Universidade de Passo Fundo (UPF)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i5.12558

Palabras clave:

Ferramenta didática, Construção do conhecimento, Aprendizagem significativa

Resumen

Apresentamos aqui o relato da elaboração de uma ferramenta didática na disciplina de Energia e Meio Ambiente, em um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, modalidade profissional, durante o segundo semestre de 2019. O presente texto descreve o processo de construção dessa ferramenta didática – denominada lapbook – por oito mestrandos com formações pedagógicas nas licenciaturas de Biologia, Física, Matemática e Química. A ideia de construção do lapbook surgiu com o intuito de elaborar um recurso que proporcione diálogo, sistematização e conhecimento a partir de um tema atual e relevante discutido na disciplina. A utilização do lapbook na sistematização dos conceitos trabalhados na disciplina apresentou potencial para se classificar como uma ferramenta didática promotora da aprendizagem significativa.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

20-08-2021

Cómo citar

LOCATELLI, Aline; ZANUZZO, Viviane. Energia e Meio Ambiente: a construção de um lapbook como ferramenta didática. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 5, p. 3–15, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i5.12558. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12558. Acesso em: 10 mar. 2025.