Energia e Meio Ambiente: a construção de um lapbook como ferramenta didática

  • Aline Locatelli Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Viviane Zanuzzo Universidade de Passo Fundo (UPF)
Palavras-chave: Ferramenta didática, Construção do conhecimento, Aprendizagem significativa

Resumo

Apresentamos aqui o relato da elaboração de uma ferramenta didática na disciplina de Energia e Meio Ambiente, em um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, modalidade profissional, durante o segundo semestre de 2019. O presente texto descreve o processo de construção dessa ferramenta didática – denominada lapbook – por oito mestrandos com formações pedagógicas nas licenciaturas de Biologia, Física, Matemática e Química. A ideia de construção do lapbook surgiu com o intuito de elaborar um recurso que proporcione diálogo, sistematização e conhecimento a partir de um tema atual e relevante discutido na disciplina. A utilização do lapbook na sistematização dos conceitos trabalhados na disciplina apresentou potencial para se classificar como uma ferramenta didática promotora da aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
20-08-2021
Como Citar
LOCATELLI, A.; ZANUZZO, V. Energia e Meio Ambiente: a construção de um lapbook como ferramenta didática. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 5, p. 3-15, 20 ago. 2021.