Energia e Meio Ambiente: a construção de um lapbook como ferramenta didática

Autores

  • Aline Locatelli Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Viviane Zanuzzo Universidade de Passo Fundo (UPF)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i5.12558

Palavras-chave:

Ferramenta didática, Construção do conhecimento, Aprendizagem significativa

Resumo

Apresentamos aqui o relato da elaboração de uma ferramenta didática na disciplina de Energia e Meio Ambiente, em um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, modalidade profissional, durante o segundo semestre de 2019. O presente texto descreve o processo de construção dessa ferramenta didática – denominada lapbook – por oito mestrandos com formações pedagógicas nas licenciaturas de Biologia, Física, Matemática e Química. A ideia de construção do lapbook surgiu com o intuito de elaborar um recurso que proporcione diálogo, sistematização e conhecimento a partir de um tema atual e relevante discutido na disciplina. A utilização do lapbook na sistematização dos conceitos trabalhados na disciplina apresentou potencial para se classificar como uma ferramenta didática promotora da aprendizagem significativa.

Downloads

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

LOCATELLI, Aline; ZANUZZO, Viviane. Energia e Meio Ambiente: a construção de um lapbook como ferramenta didática. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 5, p. 3–15, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i5.12558. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12558. Acesso em: 19 abr. 2025.