Material para o Ensino de Ciências para Crianças com Limitações Comunicativas: Proposta de Análise Semiológica de Cartões do Picture Exchange Communication System

Autores/as

  • Paulo César Gomes Universidade Estadual Paulista – Unesp
  • Alexandra Bujokas de Siqueira Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM
  • Tiago Fernando Alves de Moura Universidade Estadual Paulista – Unesp

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12148

Palabras clave:

análise semiológica, Picture Exchange Communication System (PECS), Barthes

Resumen

Signos visuais estão presentes em materiais instrucionais utilizados na educação da Pessoa com Deficiência (PcD), em especial neste estudo, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a partir de um estudo exploratório na modalidade de Pesquisa Documental. Nosso objetivo neste artigo consistiu em realizar uma análise de imagens do corpo humano extraídas de cartões do Picture Exchange Communication System (PECS) disponíveis em um Blog de acesso público: http://pecsemportugues.blogspot.com/2008/06/corpo-humano.html. Os resultados demonstraram que: (i) invariavelmente, existem signos visuais e verbo-visuais arbitrários entre si, assim como apresentam signos que não apresentam correspondência direta entre o signo visual, a escritura e o corpo humano real; (ii) as imagens utilizadas no PECS, assim como quaisquer outras imagens, colonizam os aprendizes na prevalência de aspectos culturais não universais (não hegemônicos): cor da cútis, prevalentemente, branca; aspectos relacionados ao gênero e papéis sexuais masculinos e femininos, além do uso de estereótipos em relação a signos arbitrários que, não necessariamente, representam os diferentes contextos educativos da criança autista. Conclui-se, portanto, que a utilização dos cartões PECS requer cuidado e consideração semiológica por parte dos educadores.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

03-03-2021

Cómo citar

GOMES, Paulo César; SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de; MOURA, Tiago Fernando Alves de. Material para o Ensino de Ciências para Crianças com Limitações Comunicativas: Proposta de Análise Semiológica de Cartões do Picture Exchange Communication System. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 3, p. 633–653, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12148. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12148. Acesso em: 11 mar. 2025.