BNCC e Reforma do Ensino Médio: implicações no ensino de Ciências e na formação do professor

Autores/as

  • Emerson Pereira Branco Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná - SEED
  • Shalimar Calegari Zanatta Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12114

Palabras clave:

Políticas Educacionais, Currículo, Políticas Neoliberais

Resumen

Este artigo aborda o contexto de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em consonância com a Reforma do Ensino Médio, sob o aporte jurídico da Lei Nº 13.415/2017. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, pautada em análise bibliográfica e documental com a perspectiva de compreender como as reformas educacionais são elaboradas e quais as ideologias e interesses que se fazem presentes. Considerando que a BNCC e a Reforma do Ensino Médio estabelecerão mudanças em toda a Educação Básica, impactando, de forma significativa, a organização curricular e a atividade escolar de educandos e educadores, além de, por meio da Lei Nº 13.415/2017, estabelecer alterações na formação inicial e na capacitação dos docentes, no financiamento da educação, fomentar a expansão das parcerias público-privado, o estudo tem como objetivo identificar e desvelar as influências de agentes externos no campo educacional, como os organismos multilaterais e o empresariado. O estudo também visa identificar os possíveis desdobramentos para o ensino de Ciências, para a formação dos professores e para a qualidade da Educação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

03-03-2021

Cómo citar

BRANCO, Emerson Pereira; ZANATTA, Shalimar Calegari. BNCC e Reforma do Ensino Médio: implicações no ensino de Ciências e na formação do professor. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 3, p. 58–77, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12114. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12114. Acesso em: 11 mar. 2025.