A incrível proeza dos alunos-pesquisadores na construção de conhecimentos geográficos e na leitura do lugar – Experiências do projeto #SomosMario

Autores/as

  • Juliana Garcia Nunes UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i2.12078

Palabras clave:

Lugar;, Ensino de Geografia;, Identidade;, Pesquisa-ação.

Resumen

O artigo “A incrível proeza dos alunos-pesquisadores na construção de conhecimentos geográficos e o espantoso poder da Geografia na leitura do lugar – Experiências do projeto #SomosMario” foi um projeto de intervenção, construído por educandos (as) do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do Bairro Mário Quintana, comunidade da periferia de Porto Alegre/RS. A pesquisa teve como objetivo abordar, através de conceitos geográficos (espaço, lugar, território), a história, a cultura, a identidade e a espacialidade do Bairro Mário Quintana, em que os educandos, a partir de suas dúvidas, curiosidades, ansiedades, problematizações e interesses, produziram conhecimentos geográficos a respeito da localidade, enxergando o bairro como um Lugar, alterando regimes de visibilidade, de um espaço violento, perigoso, estigmatizado como “território do crime” pelos constantes homicídios e “toques de recolher” para uma visibilidade que fortaleceu e valorizou a identidade do lugar e o sentimento de pertencimento, construindo uma cidadania espacial nos adolescentes participantes do projeto. A aplicação da metodologia da pesquisa-ação, entendida como uma intervenção pontual em problema coletivo a ser solucionado, proporcionou aos educandos voz sobre as vivências na localidade, e compreendê-las, papel do ensino de Geografia: “entender o lugar para compreender o mundo”.      

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Publicado

05-02-2021

Cómo citar

A incrível proeza dos alunos-pesquisadores na construção de conhecimentos geográficos e na leitura do lugar – Experiências do projeto #SomosMario. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 135–147, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12078. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12078. Acesso em: 1 mar. 2025.