Um Estudo sobre a Utilização da Vespa Parasitoide do gênero Melittobia (Hymenoptera: Eulophidae) como Recurso Didático para o Ensino de Insetos
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11498Palabras clave:
Melittobia, Ensino de Ciências, Insetos, inovações didáticasResumen
A pesquisa salienta a importância da utilização de estratégias metodológicas que facilitem os processos de ensino e aprendizagem, sendo desenvolvida com o objetivo analisar os limites e as possibilidades da utilização da vespa Melittobia como base para um modelo de ensino alternativo no aprendizado de tópicos relacionados aos insetos durante as aulas de Biologia destinadas para alunos do 2º do ensino médio. A investigação foi realizada contando com a colaboração de cerca de 40 alunos, em projeto com duração de 9 horas/aula. A coleta de dados foi baseada em processos de observação participação, complementados pela aplicação de questionários (inicial e final) e entrevista realizado como professor da turma de estudantes envolvidos no projeto. A análise dos dados obtidos permitiu demonstrar que a utilização da Melittobia se constitui em um recurso viável e significativo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.