Baralho da horta: uma proposta de jogo didático para Educação do Campo

Autores/as

  • Luena de Oliveira da Conceição Universidade Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0002-1502-9418
  • Fabiane Fonseca Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Érica Duarte-Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Karina Schmidt Furieri Universidade Federal do Espírito Santo
  • Elisa Mitsuko Aoyama Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i1.11437

Palabras clave:

Autonomia, Ensino de Botânica, Morfologia Vegetal

Resumen

O trabalho teve como objetivo elaborar um jogo didático de morfologia vegetal. Para elaboração do jogo, foram utilizados materiais de fácil acesso e de baixo custo. A proposta pedagógica foi exposta em um evento, no qual os participantes observaram o jogo e realizaram considerações sobre o mesmo, como poder ser aplicado em qualquer modalidade de ensino e não somente para Educação do campo e que os próprios educandos podem elaborar esse material didático. Por fim, ressalta-se a necessidade do educador relacionar o conteúdo teórico com o contexto do educando, promovendo a valorização de suas origens e o sentimento de pertencimento.

Descargas

Publicado

19-02-2021

Número

Sección

Propostas Didáticas

Cómo citar

DA CONCEIÇÃO, Luena de Oliveira; RIBEIRO, Fabiane Fonseca; DUARTE-SILVA, Érica; FURIERI, Karina Schmidt; AOYAMA, Elisa Mitsuko. Baralho da horta: uma proposta de jogo didático para Educação do Campo. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 1, p. 238–252, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i1.11437. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11437. Acesso em: 6 apr. 2025.