The Enfleurage Method as a Pedagogical Tool in Intermolecular Interactions Teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n1.13050

Keywords:

Enfleurage, Intermolecular interaction, Liquid-liquid extraction

Abstract

This work aims the use the enfleurage experiment for teaching Chemistry, by using commercially available and accessible materials, such as hydrogenated soybean fat (GSH) and flower petals. The pedagogical approach explored in the experiment can be used in different phases of the flowering method, making it possible to correlate many chemistry contents with everyday activities. Among the contents that can be studied applying the flowering process, we highlight the molecular chemical structures of oil constituents, indicating the functional groups and polarized covalent bonds, the intermolecular interactions existing in the essential oil extraction processes with GSH and in the liquid-liquid extraction using ethanol as an organic solvent. Thus, the flowering method widely used in antiquity and sometimes represented in films in obtaining flower essences can help as an interesting pedagogical tool to develop interest and contribute to the understanding of chemistry contents.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Geilly Mara Silva de Pádua, Department of Chemistry, Federal University of Mato Grosso

    Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2015). Especialista em ensino de química pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT,2019). Mestre em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT, 2020). Doutoranda em Biotecnologia e Biodiversidade pela UFMT. Graduanda em química licenciatura pelo IFMT. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando na síntese e desenvolvimento de metodologias sintéticas de compostos bioativos.

  • Jéssica De Almeida Barradas, Faculty of Engineering, Federal University of Mato Grosso

    Estudante de Engenharia Química - UFMT

  • Isabella Moreira da Silva Pinho, Faculty of Engineering, Federal University of Mato Grosso

    Estudante de Engenharia Química - UFMT, Técnica em Eventos – IFMT.

  • Arielly Celestino Rodrigues dos Santos, Department of Chemistry, Federal University of Mato Grosso

    Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Campus Cuiabá. Integrante de projetos de pesquisa atuando como mestranda na área de Química Orgânica com ênfase em Produtos Naturais e Síntese Orgânica em Ecologia Química. Desenvolve pesquisa no Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais (LPQPN).

  • Silvio Cesar Fratari, Faculty of Engineering, Federal University of Mato Grosso

    Possui Licenciatura em Química (2019) e Técnico em Química (2014) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá-Bela Vista. Especialização em Educação a Distância 4.0 pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2021). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental do IFMT - Campus Cuiabá-Bela Vista (PPGQTA-IFMT). Atualmente é Técnico em Química da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Várzea Grande.

  • Olívia Moreira Sampaio, Department of Chemistry, Federal University of Mato Grosso

    Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2003), mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (2006) e o doutorado na Universidade Federal de São Carlos na área de Química Orgânica com ênfase em Produtos Naturais (Inibidores da fotossíntese) em 2011. Possui experiência nas áreas de Química Analítica e Orgânica, atuando principalmente em: cromatografia líquida e gasosa, bebidas, inibição da fotossíntese, herbicidas, identificação de compostos orgânicos, fitoquímica e fluorescência da clorofila a. Possui um Pós-doutorado (Síntese Orgânica) no Laboratório de Química Bio-Orgânica na UFSCar, com um projeto envolvendo síntese de porfirinas com aplicação em terapia fotodinâmica (2012-2013). Professora do Instituto Federal Baiano-Campus Guanambi (julho/2013 a fevereiro/2014). Atualmente Professora e Pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso-Cuiabá, na Classe Adjunto (DE) dede 2014 atualmente Orientadora nos Programas de Pós-graduação em Química (PPGQ), Biologia Vegetal (PPG-BV) e Rede Centro-oeste (PPGBB). É integrante do do Laboratório Central Analítica do Laboratório Pesquisa em Química de Produtos Naturais-CALPQPN.

Published

04-05-2023

How to Cite

The Enfleurage Method as a Pedagogical Tool in Intermolecular Interactions Teaching. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 200–214, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n1.13050. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13050. Acesso em: 3 mar. 2025.