O Método de Enfloração Como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Interações Intermoleculares

Palavras-chave: Enfloração, Interação intermolecular, Extração líquido-líquido

Resumo

Este trabalho aborda o uso do experimento de enfloração para o ensino de Química empregando materiais acessíveis e disponíveis no comércio, como a gordura de soja hidrogenada (GSH) e pétalas de flores aromáticas. A abordagem pedagógica explorada no experimento pode ser trabalhada em fases distintas do método de enfloração, sendo possível a correlação de diversos conteúdos de química com atividades do cotidiano dos alunos. Dentre os conteúdos que podem ser estudados, destacam-se o ensino das estruturas químicas moleculares dos constituintes presentes nos óleos florais, com ênfase nos grupos funcionais e ligações covalentes polarizadas. É explorado o ensino das interações intermoleculares existentes nos processos de extração do óleo essencial com a GSH, assim como na extração líquido-líquido empregando álcool etílico como solvente orgânico. O produto obtido ao final do experimento pode ser oferecido aos alunos, os quais tem a oportunidade de usar o óleo essencial na elaboração de velas e aromatizantes de ambientes. Portanto, o método de enfloração, o qual muito utilizado na antiguidade e por vezes retratado em filmes na obtenção de perfumes de flores, pode auxiliar como uma interessante ferramenta pedagógica para desenvolver o interesse e favorecer a compreensão de conteúdos de química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geilly Mara Silva de Pádua, Departamento de Química, Universidade Federal do Mato Grosso

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2015). Especialista em ensino de química pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT,2019). Mestre em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT, 2020). Doutoranda em Biotecnologia e Biodiversidade pela UFMT. Graduanda em química licenciatura pelo IFMT. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando na síntese e desenvolvimento de metodologias sintéticas de compostos bioativos.

Jéssica De Almeida Barradas, Faculdade de Engenharia, Universidade Federal do Mato Grosso

Estudante de Engenharia Química - UFMT

Isabella Moreira da Silva Pinho, Faculdade de Engenharia, Universidade Federal do Mato Grosso

Estudante de Engenharia Química - UFMT, Técnica em Eventos – IFMT.

Arielly Celestino Rodrigues dos Santos, Departamento de Química, Universidade Federal do Mato Grosso

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Campus Cuiabá. Integrante de projetos de pesquisa atuando como mestranda na área de Química Orgânica com ênfase em Produtos Naturais e Síntese Orgânica em Ecologia Química. Desenvolve pesquisa no Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais (LPQPN).

Silvio Cesar Fratari, Faculdade de Engenharia, Universidade Federal do Mato Grosso

Possui Licenciatura em Química (2019) e Técnico em Química (2014) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá-Bela Vista. Especialização em Educação a Distância 4.0 pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2021). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental do IFMT - Campus Cuiabá-Bela Vista (PPGQTA-IFMT). Atualmente é Técnico em Química da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Várzea Grande.

Olívia Moreira Sampaio, Departamento de Química, Universidade Federal do Mato Grosso

Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2003), mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (2006) e o doutorado na Universidade Federal de São Carlos na área de Química Orgânica com ênfase em Produtos Naturais (Inibidores da fotossíntese) em 2011. Possui experiência nas áreas de Química Analítica e Orgânica, atuando principalmente em: cromatografia líquida e gasosa, bebidas, inibição da fotossíntese, herbicidas, identificação de compostos orgânicos, fitoquímica e fluorescência da clorofila a. Possui um Pós-doutorado (Síntese Orgânica) no Laboratório de Química Bio-Orgânica na UFSCar, com um projeto envolvendo síntese de porfirinas com aplicação em terapia fotodinâmica (2012-2013). Professora do Instituto Federal Baiano-Campus Guanambi (julho/2013 a fevereiro/2014). Atualmente Professora e Pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso-Cuiabá, na Classe Adjunto (DE) dede 2014 atualmente Orientadora nos Programas de Pós-graduação em Química (PPGQ), Biologia Vegetal (PPG-BV) e Rede Centro-oeste (PPGBB). É integrante do do Laboratório Central Analítica do Laboratório Pesquisa em Química de Produtos Naturais-CALPQPN.

Publicado
04-05-2023
Como Citar
PÁDUA, G.; BARRADAS, J.; PINHO, I.; SANTOS, A.; FRATARI, S.; SAMPAIO, O.; VIEIRA, L. O Método de Enfloração Como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Interações Intermoleculares. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 1, p. 200-214, 4 maio 2023.