O Grupo de Pesquisa Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Univates

Authors

  • Italo Gabriel Neide Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Maria Madalena Dullius Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Marli Teresinha Quartieri Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Andréia Spessatto De Maman Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Ana Paula Krein Muller Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Geovana Luiza Kliemann Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i5.12578

Keywords:

recursos tecnológicos, grupo de pesquisa, ensino de ciências

Abstract

Neste trabalho é apresentado de forma geral o Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari (Univates) localizada em Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil. Após a exposição da área de concentração e das  linhas de pesquisa são apresentados os quatro macroprojetos que constituem os quatro grupos de pesquisa do PPGECE bem como sua descrição. Em seguida é dada ênfase a um grupo específico, o “Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: Possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas”, apresentando seus aportes teóricos bem como as metodologias de pesquisa e de ensino utilizadas. Para compreender com propriedade como esse grupo realiza a construção do conhecimento científico apresenta-se de forma sintética três teses de doutorado que foram desenvolvidas pelo grupo. Ao final é apresentado quantitativos gerais do grupo, bem como seu possível impacto na sociedade.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

20-08-2021

How to Cite

NEIDE, Italo Gabriel; DULLIUS, Maria Madalena; QUARTIERI, Marli Teresinha; MAMAN, Andréia Spessatto De; MULLER, Ana Paula Krein; KLIEMANN, Geovana Luiza. O Grupo de Pesquisa Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Univates. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 5, p. 241–256, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i5.12578. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12578. Acesso em: 10 mar. 2025.