O Grupo de Pesquisa Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Univates

  • Italo Gabriel Neide Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Maria Madalena Dullius Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Marli Teresinha Quartieri Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Andréia Spessatto De Maman Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Ana Paula Krein Muller Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Geovana Luiza Kliemann Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Palavras-chave: recursos tecnológicos, grupo de pesquisa, ensino de ciências

Resumo

Neste trabalho é apresentado de forma geral o Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari (Univates) localizada em Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil. Após a exposição da área de concentração e das  linhas de pesquisa são apresentados os quatro macroprojetos que constituem os quatro grupos de pesquisa do PPGECE bem como sua descrição. Em seguida é dada ênfase a um grupo específico, o “Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: Possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas”, apresentando seus aportes teóricos bem como as metodologias de pesquisa e de ensino utilizadas. Para compreender com propriedade como esse grupo realiza a construção do conhecimento científico apresenta-se de forma sintética três teses de doutorado que foram desenvolvidas pelo grupo. Ao final é apresentado quantitativos gerais do grupo, bem como seu possível impacto na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
20-08-2021
Como Citar
NEIDE, I.; DULLIUS, M.; QUARTIERI, M.; MAMAN, A.; MULLER, A.; KLIEMANN, G. O Grupo de Pesquisa Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Univates. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 5, p. 241-256, 20 ago. 2021.