Pesquisa em sala de aula: as profissões sonhadas pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Authors

  • Aline Cristina Graef Instituto Federal sul riograndense (IFsul)
  • Jaqueline Richter Universidade Federal de Rio Grande (Furg)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i3.11779

Keywords:

Educar pela pesquisa; Projeto de pesquisa; Ensino Fundamental.

Abstract

Este artigo é um relato sobre um projeto de pesquisa realizado com 17 alunos do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada na periferia de uma cidade no Vale do Taquari. A partir da pergunta norteadora: Quais profissões são sonhadas pelos alunos do quarto ano? Os educandos, organizados em grupos por afinidade, desenvolveram a pesquisa-ação. Tiveram como objetivos conhecer a realidade profissional das famílias dos alunos, e desenvolver o interesse e a capacidade de questionar dos educandos no intuito de despertar o instinto pesquisador. Durante a pesquisa analisou-se como os estudantes procuram respostas para suas dúvidas levando-os a realizar práticas de pesquisa. As entrevistas sobre as profissões dos familiares foram quantificadas através de gráficos elaborados pelos alunos em sala de aula. Após sondagem inicial acerca de profissões sonhadas, os estudantes apresentaram dificuldade em constituir seus problemas de pesquisa. Buscou-se então uma prática de pesquisa que os auxiliasse nesse percurso. Pesquisaram a profissão de policial já que essa não havia sido escolhida por nenhum deles. Os estudantes realizaram pesquisas em jornais de circulação local e sites da internet. Apresentaram suas descobertas aos colegas da turma. Ao final do projeto, os estudantes conversaram com representantes das forças policiais pesquisadas.

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Published

13-11-2020

How to Cite

Pesquisa em sala de aula: as profissões sonhadas pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 84–100, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i3.11779. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11779. Acesso em: 2 mar. 2025.