Jogo virtual como ferramenta para o ensino-aprendizagem de citologia no Ensino Médio

Authors

  • Gracieli Dall Ostro Persich Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santo Ângelo – Santo Ângelo/RS

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i3.11195

Keywords:

ensino de biologia; Kahoot!; tecnologias digitais de informação e comunicação.

Abstract

Este relato descreve uma prática inovadora em sala de aula que consistiu no uso de uma ferramenta tecnológica para abordar conteúdos de citologia em aulas de Biologia. A atividade aconteceu com três turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Santo Ângelo/RS. A ferramenta em questão foi o aplicativo Kahoot!, tendo sido usado como estratégia de ensino-aprendizagem como jogo para produção de conhecimentos e incentivo ao trabalho colaborativo. Ressalta-se os resultados positivos da prática realizada por meio do relato dos educandos participantes da mesma, dos quais a maioria afirmou não conhecer o jogo virtual ou nunca tê-lo acessado para aprendizagem em Biologia. O crescente uso das tecnologias digitais de informação e comunicação deve ser alvo de investimento nas formações de professores, pois tal prática comprovou que para que a tecnologia se torne aliada ao ensino, são necessários materiais geralmente disponíveis na palma da mão de professores e alunos do contexto atual das escolas públicas brasileiras. O desafio que emerge é o domínio do uso dos jogos virtuais como estratégia de ensino-aprendizagem para tornar as aulas de Biologia mais dinâmicas, ativas e atrativas para as gerações que já nasceram com acesso aos aparelhos eletrônicos e internet.

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Published

21-11-2019

How to Cite

PERSICH, Gracieli Dall Ostro. Jogo virtual como ferramenta para o ensino-aprendizagem de citologia no Ensino Médio. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 2, n. 3, p. 165–172, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i3.11195. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11195. Acesso em: 12 mar. 2025.