O livro didático, o currículo e a atividade dos professores de Ciências do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2018v1i1.7664Palavras-chave:
livro didático;, livro didático de Ciências;, Ensino Fundamental;, currículo.Resumo
O presente artigo investiga a questão do currículo e os livros didáticos de Ciências na formação e atividade de professores de Ciências da Educação Básica. O texto está estruturado no formato de ensaio teórico, apresentando o livro didático como um elemento representante de currículo para o componente curricular “Ciências”. Como considerações, é observado que a área de currículo oferece relevantes contribuições para entender a problemática do livro didático enquanto o material representante do currículo escolar ainda mais utilizado nos processos pedagógicos nos dias atuais. Considero também que a polissemia relativa à palavra “currículo” não permite que a discussão referente à presença deste nos livros didáticos seja reduzida às questões dos conteúdos ou as abordagens pedagógicas, mas perpasse também os próprios processos de produção da cultura escolar referentes a esse material e suas formas de uso na Educação Básica. Por último, é destacada a questão dos saberes experienciais dos professores no uso do livro didático de Ciências, enquanto um recurso para o ensino desse componente curricular, evidenciando o domínio dos conteúdos, práticas pedagógicas e a experiência dos mesmos nas práticas docentes. Conclui-se pela necessidade de uma constante discussão acerca de currículo nas formações inicial e continuada dos professores de Ciências.