Ondulatória: uma proposta de sequência didática para o ensino de Física sob a perspectiva Histórico-Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2026v9n1.15194

Palavras-chave:

ondas eletromagnéticas, teoria histórico-cultural, simuladores computacionais

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma sequência didática para o ensino de ondas eletromagnéticas no Ensino Médio, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski. A proposta é estruturada em seis momentos e inclui atividades como levantamento de conceitos cotidianos, uso de simuladores computacionais, resolução de situações-problema e produção de um vídeo informativo. Além disso, dialoga com as habilidades previstas da na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), articulando conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Espera-se, com isso, promover a ampliação da compreensão dos estudantes sobre ondas eletromagnéticas e suas implicações, favorecendo uma aprendizagem crítica e integral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Keissy Carla Oliveira Martins, UFMS

    Doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestra em Ensino de Ciências Naturais (UFMS), especialista em Metodologias Ativas e TDIC na Educação, especialista em Educação Profissional e Tecnológica (IFES) e licenciada em Física (UFMS). Desenvolve pesquisas na linha de Formação de Professores de Ciências, com foco em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Currículo, BNCC, além de projetos voltados à análise de livros didáticos de Física. É professora efetiva da educação básica na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), ministrou o componente curricular de Física em escolas da rede estadual (2017 - 2024), atuou como Assessora Pedagógica na Coordenadoria-Geral de Formação Continuada da SED/MS, desenvolvendo formações continuadas para professores da educação básica e coordenadores pedagógicos. Atualmente é assessora pedagógica na Coordenadoria Regional de Educação de Três Lagoas (SED/MS). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas, Formação de Professores e Tecnologias Educacionais (GEPPFORTE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (GEPECiN). Atuou como preceptora no Programa Residência Pedagógica (CAPES), no subprojeto Física do edital 2022-2024. Tem experiência em ensino, pesquisa e divulgação de Astronomia.

  • Emerson Amancio de Lima Brito, UFMS

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGECI /UFMS), Licenciado em Química pela UFMS, Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Facuminas e Professor Efetivo da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Química (GEPECQ - INQUI/UFMS) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências da Natureza (GEPECiN - INFI/UFMS). Durante a graduação, participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), na área de Química Analítica (Química dos Materiais e Análises Térmicas).

  • Maria Inês de Affonseca Jardim, UFMS

    Graduada em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1979) e mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (1996). Doutora em Educação pela UFMS. Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Vinculada ao Instituto de Física - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Linhas de pesquisa: Formação de Professores e Construção do conhecimento em Ciências com ênfase em Tecnologia.

Referências

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, 2018.

HECKLER, V.; SARAIVA, M. F. O.; OLIVEIRA FILHO, K. S. Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 267-273, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/3T3bD3LBbysdnDNFS8CBgNq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 ago. 2025.

PRESTES, Z. R. Análise de Traduções de Lev Semyonovich Vigotski no Brasil: Repercussões no Campo educacional. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=171946. Acesso em: 02 ago. 2025.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Autores associados, Campinas, 2013, p. 130.

SILVA, C. M. dos S.; ROMEU, M. C.; BARROSO, M. C. da S. Uso de simulações computacionais em Física: uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 3, 2022. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12664/8544. Acesso em: 02 ago. 2025.

SIMULADOR ONDAS DE RÁDIO E CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS. [s. l.]: PhET Interactive Simulations, 2025. Disponível em: https://phet.colorado.edu/sims/cheerpj/radio-waves/latest/radio-waves.html?simulation=radio-waves&locale=pt_BR. Acesso em: 3 mar. 2025.

SIMULADOR ONDAS EM UMA CORDA. [s. l.]: PhET Interactive Simulations, 2025. Disponível em: https://phet.colorado.edu/sims/html/wave-on-a-string/latest/wave-on-a-string_pt_BR.html. Acesso em: 03 mar. 2025.

SIMULADOR ONDAS INTRO. [s. l.]: PhET Interactive Simulations, 2025. Disponível em: https://phet.colorado.edu/sims/html/waves-intro/latest/waves-intro_pt_BR.html. Acesso em: 03 mar. 2025.

VIGOTSKI, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Martins Fontes, São Paulo, 2001, p. 496.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. Martins Fontes, São Paulo, 1991, p. 224.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Artmed, Porto Alegre, 1998, p. 224.

Downloads

Publicado

05-02-2026

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

OLIVEIRA MARTINS, Keissy Carla; AMANCIO DE LIMA BRITO, Emerson; DE AFFONSECA JARDIM, Maria Inês. Ondulatória: uma proposta de sequência didática para o ensino de Física sob a perspectiva Histórico-Cultural. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 9, n. 1, p. e15194, 2026. DOI: 10.36661/2595-4520.2026v9n1.15194. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/15194. Acesso em: 11 fev. 2026.