Compreensões de licenciandos em Ciências Biológicas a respeito da Síndrome de Down: aspectos inclusivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.15179

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Síndrome Genética, Inclusão

Resumo

O reconhecimento das compreensões dos futuros professores sobre as mais diversas temáticas é relevante na perspectiva de que podem influenciar e contribuir no seu processo de formação e nas suas futuras atitudes docentes. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi reconhecer as compreensões de licenciandos de Ciências Biológicas a respeito da inclusão das pessoas com Síndrome de Down. No percurso metodológico, utilizamos como processo analítico a Análise Textual Discursiva em transcrições de uma apresentação oral, realizada a partir de um fluxograma elaborado por dezoito licenciandos de um curso de Ciências Biológicas a respeito da Síndrome de Down. A partir deste material, identificamos as unidades de significado e a partir delas, as categorias de análise. Neste artigo, abordaremos uma das categorias. Apareceram compreensões e terminologias destoantes a respeito dos indivíduos com a síndrome como ao concebê-la enquanto “doença” ou como algo anormal, demonstrando o quanto o processo formativo ainda precisa avançar trazendo mais discussões para a universidade sobre os aspectos sociais e inclusivos. Dessa forma, percebemos a importância da alfabetização biológica e de refletir sobre a formação inicial de professores trazendo a inclusão como pauta no processo formativo.

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Publicado

09-12-2025

Como Citar

BOROWSKI PIETRICOSKI, Luciana; DELLA JUSTINA, Lourdes Aparecida. Compreensões de licenciandos em Ciências Biológicas a respeito da Síndrome de Down: aspectos inclusivos. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e15179, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.15179. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/15179. Acesso em: 13 dez. 2025.