Caracterização da prática de leitura na formação inicial de professores de Ciências e Biologia
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.15176Palavras-chave:
Formação de professores, Referencialização, LeituraResumo
Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa voltada à avaliação da formação de egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A investigação foi conduzida com base na Referencialização proposta por Figari, metodologia que valoriza a identidade dos sujeitos avaliados e permite uma análise criteriosa das informações. A análise dos referentes possibilitou a identificação de cinco dimensões formativas, com destaque para a Dimensão Curricular. Neste recorte, o foco recai sobre as práticas de leitura realizadas (ou não) pelos acadêmicos durante a graduação. A partir da descrição e interpretação das informações, os resultados indicam a necessidade de estratégias que promovam uma cultura de leitura, contribuindo para a formação de uma postura crítica e reflexiva frente aos processos de ensino e aprendizagem.
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