Utilização do UNO como metodologia ativa no ensino de química orgânica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.15066

Palavras-chave:

metodologias ativas, química orgânica, jogos didáticos, UNO

Resumo

Com base na Lei 15.100/2025, que proíbe celulares em escolas, surge uma necessidade dos professores pensarem em alternativas lúdicas para engajar os alunos. O jogo intitulado UNO da Química Orgânica incorpora nomenclatura oficial da IUPAC, fórmulas estruturais e identificação de funções orgânicas. A metodologia envolveu a aplicação do jogo em uma turma de licenciatura em Química, na disciplina de Química Orgânica I, com questionários antes e depois da atividade. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos considerou o jogo envolvente e eficaz para aprender conceitos químicos. Além de estimular a participação ativa e o pensamento crítico, o jogo promoveu interação e motivação entre os estudantes. O estudo conclui que metodologias ativas, como jogos didáticos, são essenciais para tornar o ensino de química mais dinâmico e acessível, incentivando futuros professores a adotarem abordagens inovadoras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Mateus Arantes Pereira, IFMT

    Licenciado em Química pela UFMT - Campus Cuiabá, sendo a este concedida a Láurea Acadêmica. Mestre em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química pela UFMT. Trabalhou no Laboratório Computacionais de Materiais (LCM), de 2017 até 2023, com estudo de propriedades eletrônicas e estruturais de compostos orgânicos em fase gasosa e compostos no estado sólido, com ênfase na área de Química Computacional. Tem experiência com a utilização de softwares como Quantum Espresso e Gaussian 03. Atualmente atua como professor EBTT efetivo do IFMT Campus Confresa.

  • Emerson de Oliveira Figueiredo, IFMT

    Possui formação técnica em Desenvolvimento de Sistemas (2010), Curso Superior em Tecnologia em Biocombustíveis pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo e Licenciatura em Química pelo IFMT - Cuiabá Bela Vista, registrado no Conselho Regional de Química - CRQ (173922). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente é professor efetivo de Química e coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa. Têm experiência na área de Química Ambiental, Ensino de Química, Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino de Química.

  • Jéssica Taynara Montes, IFMT

    Docente EBTT da área de Química do IFMT, Especialista em Ensino de Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT-2019) e Especialista em Tutoria em Educação à Distância pela Faculdade Integrada Instituto Souza (FASOUZA-2023), Bacharela em Química Tecnológica pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT-2016) e Licenciada em Química pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR-2019). Atualmente é Coordenadora do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agroindústria, Gerencia o Núcleo local de Confresa da Ativa Incubadora de Empresas do IFMT. Tem experiência em Química Industrial, principalmente na garantia de qualidade do setor sucroalcooleiro, e no ensino de Química na educação básica, técnica, tecnológica e superior. Atua principalmente na formação de professores, com foco no empreendedorismo e inovação na educação.

  • Leonardo Figueiredo Soares, IFMT

    Doutorando em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), na Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal do Ceará - campus Maracanaú (2013). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação pedagógica pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2017). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2019). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Canarana. Possui experiência nas áreas de ensino de Química e ensino de Ciências com foco nas relações CTS/CTSA, tecnologias educacionais e educação ambiental e contribui sendo revisor de periódicos. Atualmente investiga a formação de professores de ciências (Biologia, Física e Química) transpandemia e sua relação com as tecnologias digitais e metodologias de ensino.

Referências

ALVES, L. M. Gamificação na Educação: aplicando metodologias de jogos no ambiente educacional. Joinville: Clube de Autores, 2018.

ARAÚJO, E. R. Gamificação no ensino de química: uma proposta para o ensino de estequiometria. 2021. Tese de doutorado (Dissertação de Mestrado) – Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2021.

CUNHA, Marcia Borin da. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, São Paulo, [s.l.], v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012.

DE LIMA YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy; DA COSTA NUNES, Antônio Euder. Dificuldade em química e uso de atividades experimentais sob a perspectiva de docentes e alunos do ensino médio no interior do Amazonas (Coari). Scientia Naturalis, v. 1, n. 2, 2019.

FERNANDES, A. M. R.; CASTRO, F. S. Ambiente de Ensino de Química Orgânica Baseado em Gamificação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, XXIV, 2013, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: [s.n.], 2013. p. 124-133.

FIGUEIREDO, Emerson de Oliveira; SUPERIOR, Ensino. Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Universidade do Estado de Mato Grosso, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM. [s.l.], [s.d.].

FILHO, J. W. S.; BRITO, C. E. N.; SANTOS, C. L.; ALVES, A. C. M.; SCHNEIDER, H. N. Jogo Tartarugas: objeto de aprendizagem na Educação Ambiental. 2007. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2025.

KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 2006.

MORÁN, José et al. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.

NETO, H. S. M.; MORADILLO, E. F. O lúdico no ensino de química: considerações a partir da psicologia histórico-cultural. Química Nova na Escola, v. 38, n. 4, p. 360-368, 2016.

SILVA PINTO, A. S. et al. O Laboratório de Metodologias Inovadoras e sua pesquisa sobre o uso de metodologias ativas pelos cursos de licenciatura do UNISAL, Lorena: estendendo o conhecimento para além da sala de aula. Revista Ciências da Educação, Americana, ano XV, v. 02, n. 29, p. 67-79, jun.-dez. 2013.

Downloads

Publicado

25-11-2025

Como Citar

ARANTES PEREIRA, Gabriel Mateus; DE OLIVEIRA FIGUEIREDO, Emerson; TAYNARA MONTES, Jéssica; FIGUEIREDO SOARES, Leonardo. Utilização do UNO como metodologia ativa no ensino de química orgânica. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e15066, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.15066. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/15066. Acesso em: 5 dez. 2025.