Utilização do UNO como metodologia ativa no ensino de química orgânica
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.15066Palavras-chave:
metodologias ativas, química orgânica, jogos didáticos, UNOResumo
Com base na Lei 15.100/2025, que proíbe celulares em escolas, surge uma necessidade dos professores pensarem em alternativas lúdicas para engajar os alunos. O jogo intitulado UNO da Química Orgânica incorpora nomenclatura oficial da IUPAC, fórmulas estruturais e identificação de funções orgânicas. A metodologia envolveu a aplicação do jogo em uma turma de licenciatura em Química, na disciplina de Química Orgânica I, com questionários antes e depois da atividade. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos considerou o jogo envolvente e eficaz para aprender conceitos químicos. Além de estimular a participação ativa e o pensamento crítico, o jogo promoveu interação e motivação entre os estudantes. O estudo conclui que metodologias ativas, como jogos didáticos, são essenciais para tornar o ensino de química mais dinâmico e acessível, incentivando futuros professores a adotarem abordagens inovadoras.
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