Os tipos de pesquisas sobre Ensino de Química Verde no Brasil e seus objetivos
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14736Palavras-chave:
Sustentabilidade , Química Verde, Ensino de QuímicaResumo
O objetivo deste trabalho foi construir um panorama sobre o ensino de QV no Brasil, por meio do mapeamento dos tipos e objetivos de artigos publicados por autores brasileiros sobre o tema. Os artigos foram buscados em três bases de dados: Plataforma Lattes, Web of Science e Portal de Periódicos da CAPES, resultando em 105 trabalhos. A análise foi realizada por meio da Análise do Conteúdo, sendo estabelecidas categorias a priori. Os resultados indicaram que os tipos mais expressivos de artigos foram os de investigação empírica e relatos de experiência, havendo predominância de trabalhos voltados ao ensino superior. Também se verificou a centralidade da experimentação no ensino da QV por meio dos objetivos indicados nos trabalhos. A investigação permitiu construir um panorama qualitativo das publicações sobre o ensino de QV no Brasil, identificando similaridades e diferenças em relação ao contexto internacional o que pode colaborar para consolidação da QV no ensino de Química brasileiro.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Queli Aparecida Rodrigues et al. Química Verde nos cursos de Licenciatura em Química do Brasil: Mapeamento e importância na prática docente. Amazônia. Revista de Educação em Ciências e Matemática. v.15, n. 34, jul-dez 2019. p.178-187. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i34.6971
ANASTAS, Paul.; WARNER, Jhon. Green Chemistry: theory and practice. New York: Oxford University Press, 1998.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo (2a ed.). Lisboa, Portugal: Edições, 2011.
BRANDÃO, Juliana Barrreto et al. Mapeamento de publicações sobre o ensino da química verde no Brasil a partir de redes sociais. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.14, n.30, p. 59-76, 2018. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.5338
CHAMIZO, José Antônio. La imagen pública de la química. Educ. Quím. 22(4), 320–331, 2011.
DIAS, Érica Daiane Souza. A Cortina de Fumaça no Discurso Verde da Química: Um olhar sobre produções científicas na 37a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
LEAL, Adriana Lopes; MARQUES, Carlos Alberto. O Conhecimento Químico e a Questão Ambiental na Formação Docente. QNEsc., n° 29, p. 30-33, ago./ 2008.
LONGO, Gabriele Rodrigues.; BONOTTO, Dalva Maria Bianchini. Educação Ambiental e o trabalho com valores: a importância de uma formação baseada no diálogo. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 4, p. 1-21, 10 jul. 2023. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n4.13074
MARCELINO, Leonardo Victor.; MARQUES, Carlos Alberto. A pesquisa em Ensino de Química Verde: temas e tipologias de estudos. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 19, n. 42, p. 232–254, 11 ago. 2023.
MARCELINO, Leonardo Victor; PINTO, Adilson Luiz; MARQUES, Carlos Alberto.. Scientific specialties in Green Chemistry. Iberoamerican Journal of Science Measurement and Communication, v. 1, n. 1, p. 005, 21 jun. 2020.
MARQUES, Carlos Alberto; MACHADO, Adélio. An Integrated Vision of the Green Chemistry Evolution along 25 Years. Foundations of Chemistry, v. 23, p. 299–328, 18 jun. 2021.
MARQUES, Carlos Alberto; MACHADO, Adélio. Environmental Sustainability: Implications and Limitations to Green Chemistry. Foundations of Chemistry, v. 16, n. 2, p. 125–147, 1 jul. 2014. https://link.springer.com/article/10.1007/s10698-013-9189-x
MARQUES, Carlos Alberto et al. Green Chemistry Teaching for Sustainability in Papers Published by the Journal of Chemical Education. Química Nova, v. 43, n. 10, p. 1510–1521, 2020. http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170612
MARQUES, Carlos Alberto et al. Ensino de Química Verde: Um Panorama a Partir de Autores Brasileiros. ACTIO: Docência em Ciências, v. 8, n. 3, p. 1–27, 19 dez. 2023. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v8n3.17573
MATLIN, Stephen et al. Chemistry must respond to the crisis to transgression of planetary boundaries. Chem. Sci. 13, 11710, 2022.
ROLOFF, Franciani Becker; MARQUES, Carlos Alberto. Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre Química Verde e seu ensino. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, vol. 14, n.32, 78-91, 2018. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.6175.
SILVEIRA, Dieison Prestes.; LORENZETTI, Leonir. Uma análise das atividades práticas presentes nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período 2001-2019. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 316-335, 8 out. 2021.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a Pesquisa Qualitativa em Educação – O Positivismo, A Fenomenologia, O Marxismo. 5a ed. 18a reimp. São Paulo: Atlas, 2009.
UNEP. United Nations Environment Programme. Specialized Manual on Green and Sustainable Chemistry Education and Learning: Advancing Green and Sustainable Chemistry Education and Learning in All Segments of Society. Geneva: UNEP, 2023.
UNESCO. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. UNESCO and Sustainable Development Goals. Disponível em: <https://en.unesco.org/sustainabledevelopmentgoals>. Acesso em: 19 jul. 2020.
WCED (World Commission on Environmental and Development): Our Common Future. Oxford University Press, Oxford (1987)
ZUIN, Vânia Gomes.; MAMMINO, Liliana. Worldwide trends in green chemistry education. Cambridge: Royal Society of Chemistry, 2015.
ZUIN, Vânia Gomes.; MARQUES, Carlos Alberto. Green Chemistry Education in Brazil: Contemporary Tendencies and Reflections at Secondary School Level. In: ZUIN, V.G; MAMMINO, L. Orgs. Worldwide Trends in Green Chemistry Education. 2015. http://pubs.rsc.org | doi:10.1039/9781782621942-00027
ZUIN, Vânia Gomes et al. Green and sustainable chemistry in Latin America: which type of research is going on? And for what? Current Opinion in Green and Sustainable Chemistry, 25, 2020.
ZUIN, Vânia Gomes et al. Education in green chemistry and in sustainable chemistry: perspectives towards sustainability. Green Chem., 2021, 23, 1594–1608. DOI: 10.1039/d0gc03313h
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marilei Casturina Mendes Sandri, Carlos Alberto Marques , Leonardo Victor Marcelino , Patrícia Link Rüntzel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.