Panorama do uso da cultura Maker na revista Química Nova na Escola: uma revisão de literatura

Palavras-chave: metodologias ativas, cultura maker, ensino de química

Resumo

As metodologias ativas constituem um campo promissor de discussão dentro das escolas de Educação Básica. O uso delas propõem a participação ativa dos(as) estudantes no processo de ensino-aprendizagem, por meio de um arcabouço de estratégias didático-pedagógicas, tais como: sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e em problemas, gamificação, rotação por estação de aprendizagem e a cultura maker. Nesse sentido, este texto objetiva apresentar uma análise dos textos publicados nos 45 volumes da revista Química Nova na Escola, de 1995 a maio de 2023, identificando as produções que abordam dimensões teórico-práticas do uso de metodologias ativas no ensino de Ciências/Química, especialmente na perspectiva da cultura maker. Verificamos que de todos os textos publicados até maio de 2023, aproximadamente 6,4% tratam sobre o uso de metodologias ativas, no contexto de jogos e estudos de casos, mas não foi identificado nenhum artigo sobre a cultura maker. Percebemos que o uso de novas metodologias de ensino está presente nas salas de aulas, mas ainda é pouco explorado nas pesquisas que se enveredam sobre a Educação em Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
22-09-2024
Como Citar
MENDES, I. F. M. S.; TEODORO, P. V. Panorama do uso da cultura Maker na revista Química Nova na Escola: uma revisão de literatura. Revista Insignare Scientia, v. 7, n. 3, p. 305 a 321, 22 set. 2024.

Artigos mais lidos pelo(s) mesmo(s) autor(es)