Panorama do uso da cultura Maker na revista Química Nova na Escola: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n3.14624

Palavras-chave:

metodologias ativas, cultura maker, ensino de química

Resumo

As metodologias ativas constituem um campo promissor de discussão dentro das escolas de Educação Básica. O uso delas propõem a participação ativa dos(as) estudantes no processo de ensino-aprendizagem, por meio de um arcabouço de estratégias didático-pedagógicas, tais como: sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e em problemas, gamificação, rotação por estação de aprendizagem e a cultura maker. Nesse sentido, este texto objetiva apresentar uma análise dos textos publicados nos 45 volumes da revista Química Nova na Escola, de 1995 a maio de 2023, identificando as produções que abordam dimensões teórico-práticas do uso de metodologias ativas no ensino de Ciências/Química, especialmente na perspectiva da cultura maker. Verificamos que de todos os textos publicados até maio de 2023, aproximadamente 6,4% tratam sobre o uso de metodologias ativas, no contexto de jogos e estudos de casos, mas não foi identificado nenhum artigo sobre a cultura maker. Percebemos que o uso de novas metodologias de ensino está presente nas salas de aulas, mas ainda é pouco explorado nas pesquisas que se enveredam sobre a Educação em Química.

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Publicado

22-09-2024

Como Citar

Panorama do uso da cultura Maker na revista Química Nova na Escola: uma revisão de literatura. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 305 a 321, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n3.14624. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14624. Acesso em: 3 mar. 2025.

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