Como aparecem as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente nas questões de ciências da natureza dos vestibulares das universidades estaduais paulistas?
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14503Palavras-chave:
Educação CTSA, Vestibulares, Ensino de ciências da naturezaResumo
Os estudos sobre as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente se consolidaram no Brasil, com vasta produção em pós-graduações e em congressos especializados em ensino de ciências da natureza. Porém, pesquisas recentes apontam entraves para sua efetivação na educação básica, devido a lacunas na formação inicial de professores e ao dilema que persiste na educação básica entre formar o cidadão ou preparar o estudante para o vestibular. O objetivo deste estudo é verificar a presença de relações CTSA em questões de biologia, física e química da primeira fase dos vestibulares da Fuvest, Unesp e Unicamp de 2019 a 2023. A metodologia usada é a Análise Textual Discursiva e as categorias classificam as questões de acordo com a presença das relações CTSA: nula, superficial, equilibrada em relação ao conteúdo científico e foco nas relações CTSA com conteúdo científico secundário. Os resultados mostram que há um predomínio, nos três vestibulares, de presença apenas superficial e ilustrativa das relações CTSA. As questões de física são as que apresentam menos equilíbrio entre conteúdo científico e relações CTSA. Esse equilíbrio tem sido crescente ao longo dos anos nas questões de química do vestibular da Unicamp.