Jogo analógico: potencialidades para o estudo de cadeias alimentares
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n2.14330Palavras-chave:
Jogo Analógico, Cadeia Alimentar, Aprendizagem baseada em jogos., OficinaResumo
Este artigo descreve uma oficina de jogos analógicos realizada com o objetivo de apresentar diferentes perspectivas para o ensino de Ciências por meio de jogos cooperativos. A metodologia envolveu a criação de um jogo analógico de tabuleiro para ensinar sobre cadeias alimentares. Durante a oficina, os participantes foram organizados em grupos, os quais tiveram de organizar as espécies em uma cadeia alimentar, levando em consideração os níveis tróficos e as relações de alimentação. A aprendizagem baseada em jogos foi destacada como uma abordagem que estimula o desenvolvimento de novos conhecimentos, desencadeando a resolução de situações-problemas, a aprendizagem colaborativa e habilidades específicas. A utilização de jogos analógicos no ensino de Ciências proporciona uma abordagem interativa e envolvente, estimulando o pensamento crítico, a resolução de problemas e a construção de conhecimento significativo.