Jogo analógico: potencialidades para o estudo de cadeias alimentares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n2.14330

Palavras-chave:

Jogo Analógico, Cadeia Alimentar, Aprendizagem baseada em jogos., Oficina

Resumo

Este artigo descreve uma oficina de jogos analógicos realizada com o objetivo de apresentar diferentes perspectivas para o ensino de Ciências por meio de jogos cooperativos. A metodologia envolveu a criação de um jogo analógico de tabuleiro para ensinar sobre cadeias alimentares. Durante a oficina, os participantes foram organizados em grupos, os quais tiveram de organizar as espécies em uma cadeia alimentar, levando em consideração os níveis tróficos e as relações de alimentação. A aprendizagem baseada em jogos foi destacada como uma abordagem que estimula o desenvolvimento de novos conhecimentos, desencadeando a resolução de situações-problemas, a aprendizagem colaborativa e habilidades específicas. A utilização de jogos analógicos no ensino de Ciências proporciona uma abordagem interativa e envolvente, estimulando o pensamento crítico, a resolução de problemas e a construção de conhecimento significativo.

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Publicado

27-08-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

RIBEIRO, Vinicius Azambuja; PUJOL, Clarissa; LOPES, Leticia Azambuja. Jogo analógico: potencialidades para o estudo de cadeias alimentares. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 2, p. 199–212, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n2.14330. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14330. Acesso em: 29 abr. 2025.