Jogo analógico: potencialidades para o estudo de cadeias alimentares

Palavras-chave: Jogo Analógico, Cadeia Alimentar, Aprendizagem baseada em jogos., Oficina

Resumo

Este artigo descreve uma oficina de jogos analógicos realizada com o objetivo de apresentar diferentes perspectivas para o ensino de Ciências por meio de jogos cooperativos. A metodologia envolveu a criação de um jogo analógico de tabuleiro para ensinar sobre cadeias alimentares. Durante a oficina, os participantes foram organizados em grupos, os quais tiveram de organizar as espécies em uma cadeia alimentar, levando em consideração os níveis tróficos e as relações de alimentação. A aprendizagem baseada em jogos foi destacada como uma abordagem que estimula o desenvolvimento de novos conhecimentos, desencadeando a resolução de situações-problemas, a aprendizagem colaborativa e habilidades específicas. A utilização de jogos analógicos no ensino de Ciências proporciona uma abordagem interativa e envolvente, estimulando o pensamento crítico, a resolução de problemas e a construção de conhecimento significativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-08-2024
Como Citar
RIBEIRO, V.; PUJOL, C.; LOPES, L. Jogo analógico: potencialidades para o estudo de cadeias alimentares. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 2, p. 199-212, 27 ago. 2024.
Seção
Relatos de Experiências