Ensino das funções afim e quadrática, por meio do software GeoGebra: uma formação continuada em serviço
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi realizar uma formação pedagógica híbrida, com os docentes de Matemática da educação básica do município de Denise-MT, sobre o ensino das funções afim e quadrática, por meio do software GeoGebra. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa formação. Para a produção de dados foram utilizadas a observação participante, gravações das webinterações, análise dos roteiros das atividades propostas, e questionários. Como método de análise dos dados foi utilizado a indução analítica. A formação pedagógica trouxe contribuições significativas, para o fortalecimento de práticas pedagógicas voltadas ao ensino de Matemática, com uso do software GeoGebra nas Escolas de Educação Básica de Denise-MT. E, ainda, apontou a necessidade de estimular o desenvolvimento de atividades que envolvam processos formativos, promovendo um movimento de reflexão em direção a construção de um conhecimento de matemática dinâmica, através do software GeoGebra.
Downloads
Copyright (c) 2024 Edivania Augusto dos Santos, Sumária Sousa e Silva, Fernando Selleri Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.