Ensino das funções afim e quadrática, por meio do software GeoGebra: uma formação continuada em serviço

Palavras-chave: Ensino de matemática, Pesquisa formação, Software educacional

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi realizar uma formação pedagógica híbrida, com os docentes de Matemática da educação básica do município de Denise-MT, sobre o ensino das funções afim e quadrática, por meio do software GeoGebra. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa formação. Para a produção de dados foram utilizadas a observação participante, gravações das webinterações, análise dos roteiros das atividades propostas, e questionários. Como método de análise dos dados foi utilizado a indução analítica. A formação pedagógica trouxe contribuições significativas, para o fortalecimento de práticas pedagógicas voltadas ao ensino de Matemática, com uso do software GeoGebra nas Escolas de Educação Básica de Denise-MT. E, ainda, apontou a necessidade de estimular o desenvolvimento de atividades que envolvam processos formativos, promovendo um movimento de reflexão em direção a construção de um conhecimento de matemática dinâmica, através do software GeoGebra.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
19-12-2024
Como Citar
SANTOS, E.; SILVA, S.; SILVA, F. Ensino das funções afim e quadrática, por meio do software GeoGebra: uma formação continuada em serviço. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 4, p. 117-137, 19 dez. 2024.