Ensino das funções afim e quadrática, por meio do software GeoGebra: uma formação continuada em serviço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n4.14320

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Pesquisa formação, Software educacional

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi realizar uma formação pedagógica híbrida, com os docentes de Matemática da educação básica do município de Denise-MT, sobre o ensino das funções afim e quadrática, por meio do software GeoGebra. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa formação. Para a produção de dados foram utilizadas a observação participante, gravações das webinterações, análise dos roteiros das atividades propostas, e questionários. Como método de análise dos dados foi utilizado a indução analítica. A formação pedagógica trouxe contribuições significativas, para o fortalecimento de práticas pedagógicas voltadas ao ensino de Matemática, com uso do software GeoGebra nas Escolas de Educação Básica de Denise-MT. E, ainda, apontou a necessidade de estimular o desenvolvimento de atividades que envolvam processos formativos, promovendo um movimento de reflexão em direção a construção de um conhecimento de matemática dinâmica, através do software GeoGebra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

19-12-2024

Como Citar

Ensino das funções afim e quadrática, por meio do software GeoGebra: uma formação continuada em serviço. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 117–137, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n4.14320. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14320. Acesso em: 1 mar. 2025.