A configuração da indisciplina escolar na concepção de professores de Ciências e Biologia
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n4.14229Palavras-chave:
Disciplina escolar, Formação de professores, Geração DigitalResumo
Este texto objetivou compreender a concepção de um grupo de professores sobre o desinteresse escolar dos alunos e suas relações com a indisciplina. Para coleta de dados da pesquisa, foi aplicado um questionário para professores de Ciências e Biologia da Educação Básica de um município no Oeste do Paraná. Os dados foram analisados mediante Análise Textual Discursiva (ATD). Da análise dos resultados emergiram quatro categorias, das quais elegemos a categoria “Geração Digital” para a produção do metatexto. Constatamos que os meios digitais emergem como um fator significativo, dos quais estabelecem estreitas relações com os indicativos do desinteresse escolar, bem como a falta de compreensão sobre os objetivos da educação científica e também a falta do conhecimento das regras disciplinares são fatores que levam a manifestação da indisciplina. Ponderamos que para minimizar as situações de indisciplina e do desinteresse escolar é preciso considerar uma diversidade de concepções e contextos envolvidos, e para isso é necessário estabelecer uma diretriz disciplinar consistente, que promova uma cultura de respeito e diálogo, bem como buscar constantemente estratégias pedagógicas inovadoras que promovam o engajamento e a motivação dos professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem