A configuração da indisciplina escolar na concepção de professores de Ciências e Biologia

Palavras-chave: Disciplina escolar, Formação de professores, Geração Digital

Resumo

Este texto objetivou compreender a concepção de um grupo de professores sobre o desinteresse escolar dos alunos e suas relações com a indisciplina. Para coleta de dados da pesquisa, foi aplicado um questionário para professores de Ciências e Biologia da Educação Básica de um município no Oeste do Paraná. Os dados foram analisados mediante Análise Textual Discursiva (ATD). Da análise dos resultados emergiram quatro categorias, das quais elegemos a categoria “Geração Digital” para a produção do metatexto. Constatamos que os meios digitais emergem como um fator significativo, dos quais estabelecem estreitas relações com os indicativos do desinteresse escolar, bem como a falta de compreensão sobre os objetivos da educação científica e também a falta do conhecimento das regras disciplinares são fatores que levam a manifestação da indisciplina. Ponderamos que para minimizar as situações de indisciplina e do desinteresse escolar é preciso considerar uma diversidade de concepções e contextos envolvidos, e para isso é necessário estabelecer uma diretriz disciplinar consistente, que promova uma cultura de respeito e diálogo, bem como buscar constantemente estratégias pedagógicas inovadoras que promovam o engajamento e a motivação dos professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Machado Ozelame, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Santa Helena. Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Antonio Augusto Ignacio, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando do PPG em Recursos Naturais e Sustentabilidade, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR,

campus Santa Helena

Anderleia Sotoriva Damke, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Santa Helena. Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia Pela UTFPR.

Eduarda Maria Schneider, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Doutora em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Publicado
19-12-2024
Como Citar
OZELAME, D.; IGNACIO, A.; DAMKE, A.; SCHNEIDER, E. A configuração da indisciplina escolar na concepção de professores de Ciências e Biologia. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 4, p. 245-260, 19 dez. 2024.