A configuração da indisciplina escolar na concepção de professores de Ciências e Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n4.14229

Palavras-chave:

Disciplina escolar, Formação de professores, Geração Digital

Resumo

Este texto objetivou compreender a concepção de um grupo de professores sobre o desinteresse escolar dos alunos e suas relações com a indisciplina. Para coleta de dados da pesquisa, foi aplicado um questionário para professores de Ciências e Biologia da Educação Básica de um município no Oeste do Paraná. Os dados foram analisados mediante Análise Textual Discursiva (ATD). Da análise dos resultados emergiram quatro categorias, das quais elegemos a categoria “Geração Digital” para a produção do metatexto. Constatamos que os meios digitais emergem como um fator significativo, dos quais estabelecem estreitas relações com os indicativos do desinteresse escolar, bem como a falta de compreensão sobre os objetivos da educação científica e também a falta do conhecimento das regras disciplinares são fatores que levam a manifestação da indisciplina. Ponderamos que para minimizar as situações de indisciplina e do desinteresse escolar é preciso considerar uma diversidade de concepções e contextos envolvidos, e para isso é necessário estabelecer uma diretriz disciplinar consistente, que promova uma cultura de respeito e diálogo, bem como buscar constantemente estratégias pedagógicas inovadoras que promovam o engajamento e a motivação dos professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem

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Biografia do Autor

  • Diego Machado Ozelame, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Santa Helena. Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

  • Antonio Augusto Ignacio, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Mestrando do PPG em Recursos Naturais e Sustentabilidade, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR,

    campus Santa Helena

  • Anderleia Sotoriva Damke, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Santa Helena. Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia Pela UTFPR.

  • Eduarda Maria Schneider, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Doutora em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

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Publicado

19-12-2024

Como Citar

A configuração da indisciplina escolar na concepção de professores de Ciências e Biologia. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 245–260, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n4.14229. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14229. Acesso em: 1 mar. 2025.