Relato de experiência: contribuições do Programa Residência Pedagógica e do uso de metodologias ativas na formação docente no Ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n2.14202

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Química, Habilidade e Competência

Resumo

Durante a participação no Programa Residência Pedagógica (PRP), do Núcleo de Química da Universidade Federal do Piauí, diferentes metodologias ativas foram aplicadas. O presente relato de experiências objetiva apresentar as principais observações feitas ao longo do desenvolvimento de atividades que foram realizadas, em turmas de segunda e terceira séries do ensino médio numa escola pública na cidade de Teresina – PI. A aplicação da metodologia ativa se deu em três etapas: na primeira etapa foi realizada a escolha dos temas que seriam trabalhados em sala de aula. Na segunda, foi a escolha da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), por ser um método de ensino que traz a realidade do aluno para a sala de aula. E na terceira, a aplicação da metodologia ativa. Com a metodologia de ensino aplicada, realizou-se um diagnóstico prévio dos alunos, o que apontou para uma dificuldade na compreensão dos conteúdos, evidenciando um déficit no letramento científico, foi possível criar um ambiente de aprendizagem focado no aluno, e finalmente, as experiências vividas durante o PRP contribuíram na formação docente, no que diz respeito ao entendimento do papel do professor e no fortalecimento do vínculo profissional, na certeza de querer ingressar nesta carreira como futura profissão.

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Publicado

27-08-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

RODRIGUES, Douglas Pereira; FURTADO, Josélia Borges de Moura; VIEIRA, Lina Maria Carvalho. Relato de experiência: contribuições do Programa Residência Pedagógica e do uso de metodologias ativas na formação docente no Ensino de Química. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 2, p. 213–225, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n2.14202. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14202. Acesso em: 1 abr. 2025.