A primeira década do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2009 - 2018): um olhar reflexivo para a evasão na dimensão socioacadêmica
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n5.14076Palavras-chave:
Formação de professores, Licenciatura em Física, Evasão, Políticas PúblicasResumo
A formação de professores tem sido uma temática recorrente entre as discussões no campo da educação. Em particular, a formação do professor de Física se destaca quando consideramos a demanda por este profissional em contraposição ao reduzido número de formados, em parte explicado pela evasão e suas questões de ordem socioeconômica e acadêmica. Com base nestes pressupostos esta pesquisa teve como objetivo traçar um panorama da primeira década do curso de Graduação em Física – Licenciatura (GFL), ofertado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) na cidade de Uberaba, Minas Gerais. Foi realizada uma pesquisa documental exploratória, com abordagem quantitativa, em que buscamos levantar o número de ingressantes, egressos e evadidos do curso desde seu início no ano de 2009 até seu primeiro decênio, em 2018. Dentre os resultados, destaca-se que o número de formandos por semestre é extremamente baixo quando comparado com os ingressantes, além da sub-representatividade das mulheres na Física. Este fato salienta a elevada evasão enfrentada no período considerado e, a urgência de políticas públicas e ações internas institucionalizadas para este enfrentamento, ademais das condições que favorecem a permanência de modo a possibilitar a conclusão do curso com êxito.