A primeira década do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2009 - 2018): um olhar reflexivo para a evasão na dimensão socioacadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n5.14076

Palavras-chave:

Formação de professores, Licenciatura em Física, Evasão, Políticas Públicas

Resumo

A formação de professores tem sido uma temática recorrente entre as discussões no campo da educação. Em particular, a formação do professor de Física se destaca quando consideramos a demanda por este profissional em contraposição ao reduzido número de formados, em parte explicado pela evasão e suas questões de ordem socioeconômica e acadêmica. Com base nestes pressupostos esta pesquisa teve como objetivo traçar um panorama da primeira década do curso de Graduação em Física – Licenciatura (GFL), ofertado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) na cidade de Uberaba, Minas Gerais. Foi realizada uma pesquisa documental exploratória, com abordagem quantitativa, em que buscamos levantar o número de ingressantes, egressos e evadidos do curso desde seu início no ano de 2009 até seu primeiro decênio, em 2018. Dentre os resultados, destaca-se que o número de formandos por semestre é extremamente baixo quando comparado com os ingressantes, além da sub-representatividade das mulheres na Física. Este fato salienta a elevada evasão enfrentada no período considerado e, a urgência de políticas públicas e ações internas institucionalizadas para este enfrentamento, ademais das condições que favorecem a permanência de modo a possibilitar a conclusão do curso com êxito.

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Publicado

08-11-2023

Como Citar

CASSIANO, Gabriel Moreira; BOVOLENTA OVIGLI, Daniel Fernando; COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete. A primeira década do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2009 - 2018): um olhar reflexivo para a evasão na dimensão socioacadêmica. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 5, p. 200–225, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n5.14076. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14076. Acesso em: 9 mar. 2025.