O Ensino de Física em um Espaço Não Formal de Educação: um Estudo sobre a Vazão do Córrego São Pedro no Município de Santa Teresa - ES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n5.14072

Palavras-chave:

Ensino de Física, espaços não formais de educação, vazão do córrego

Resumo

Estudos e análises do IBGE apontam que a evasão e abandono escolar, sempre foram uma realidade no Brasil. Uma das possíveis causas para este problema é o uso de metodologias tradicionais que muitas vezes tem o poder de desestimular o estudante. Nesse contexto, foi estruturada uma oficina visando levar aos estudantes os conceitos da Física e Matemática, partindo de procedimentos de coleta e análise de dados em um espaço de educação não formal. A oficina foi realizada tanto em sala de aula quanto no parque do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão (MBML), em Santa Teresa, Estado do Espírito Santo e contou com a participação de 118 alunos de 6 turmas da 1ª série do Ensino Médio da EEEFM José Pinto Coelho que coletaram dados para o cálculo da vazão do Córrego São Pedro que passa pelo Parque do Museu e atrás da Escola. Resultados preliminares revelam que em um espaço não formal de educação, o estudante tende a ter uma maior interação e engajamento a partir de atividades bem planejadas que possam ser compreendidas como motivadoras que promovem a participação do estudante na construção dos saberes.

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Publicado

08-11-2023

Como Citar

CAMILO DE JESUS, Thiago Auer; FERRACIOLI, Laercio. O Ensino de Física em um Espaço Não Formal de Educação: um Estudo sobre a Vazão do Córrego São Pedro no Município de Santa Teresa - ES. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 5, p. 156–176, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n5.14072. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14072. Acesso em: 9 mar. 2025.