O Ensino de Física em um Espaço Não Formal de Educação: um Estudo sobre a Vazão do Córrego São Pedro no Município de Santa Teresa - ES

Palavras-chave: Ensino de Física, espaços não formais de educação, vazão do córrego

Resumo

Estudos e análises do IBGE apontam que a evasão e abandono escolar, sempre foram uma realidade no Brasil. Uma das possíveis causas para este problema é o uso de metodologias tradicionais que muitas vezes tem o poder de desestimular o estudante. Nesse contexto, foi estruturada uma oficina visando levar aos estudantes os conceitos da Física e Matemática, partindo de procedimentos de coleta e análise de dados em um espaço de educação não formal. A oficina foi realizada tanto em sala de aula quanto no parque do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão (MBML), em Santa Teresa, Estado do Espírito Santo e contou com a participação de 118 alunos de 6 turmas da 1ª série do Ensino Médio da EEEFM José Pinto Coelho que coletaram dados para o cálculo da vazão do Córrego São Pedro que passa pelo Parque do Museu e atrás da Escola. Resultados preliminares revelam que em um espaço não formal de educação, o estudante tende a ter uma maior interação e engajamento a partir de atividades bem planejadas que possam ser compreendidas como motivadoras que promovem a participação do estudante na construção dos saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
08-11-2023
Como Citar
CAMILO DE JESUS, T.; FERRACIOLI, L. O Ensino de Física em um Espaço Não Formal de Educação: um Estudo sobre a Vazão do Córrego São Pedro no Município de Santa Teresa - ES. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 5, p. 156-176, 8 nov. 2023.